PUBLICIDADE
Notícias

Somália diz ter dominado reduto rebelde de islamitas shebab

13:32 | 22/02/2012

LONDRES, 22 Fev 2012 (AFP) - O primeiro-ministro somali anunciou nesta quarta-feira, 22, a conquista de Baidoa, um reduto dos rebeldes islamitas shebab, a cerca de 250 quilômetros de Mogadíscio, pouco antes de os insurgentes confirmarem terem perdido o controle da cidade.

"Uma das principais cidades do sudoeste da Somália, Baidoa, foi reconquistada das mãos dos shebab", declarou Abdiweli Mohammed Ali de Londres. Testemunhas anunciaram anteriormente a entrada de tropas etíopes neste bastião rebelde.
Os rebeldes asseguraram que recuaram para consolidar outras posições em outras partes, antecipando assim o avanço etíope.

"A conquista da cidade não quer dizer que o inimigo vá passar bem. Haverá mais banhos de sangue e as zonas que conquistaram só servirão de túmulo para as forças cristãs invasoras e sua milícia de apóstatas somalis", declarou um comandante insurgente.

Embora tenham abandonado Mogadíscio em agosto, os shebab ainda controlam o centro e o sul da Somália, um país que carece de um governo efetivo (tem um de transição) após mais de 20 anos de guerra civil.

Para tentar encontrar uma saída política a esta situação, representantes de dirigentes somalis e de cerca de 40 governos se reunirão em Londres nesta quinta-feira.

TAGS