PUBLICIDADE
Notícias

Síria proíbe entrada de chefe de operações humanitárias da ONU

13:36 | 29/02/2012

NOVA YORK, 29 Fev 2012 (AFP) - A Síria negou nesta quarta-feira, 29, o ingresso da chefe de operações humanitárias das Nações Unidas, Valerie Amos, em uma missão para avaliar a crise atribuída à violenta repressão do governo contra os manifestantes, informaram funcionários da ONU.

A subsecretária-geral da ONU está em Beirute esperando um visto para ir a Damasco, mas o governo do presidente Bashar al-Assad não respondeu à solicitação de autorização de visita da ONU, disseram diplomatas.

"Estou profundamente decepcionada por não ter conseguido visitar a Síria, apesar de meus reiterados pedidos para me reunir com as autoridades sírias para discutir a situação humanitária e a necessidade de um acesso sem obstáculos às pessoas afetadas pela violência", indicou Amos em um comunicado.

A Síria rejeitou a visita, apesar dos esforços da Rússia -aliada mais próxima de Assad- para permitir o ingresso de Amos, acrescentaram fontes diplomáticas.

A chefe de operações humanitárias da ONU disse que apoia os esforços do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para organizar uma breve pausa nas hostilidades para que as organizações humanitárias possam retirar os feridos e fornecer produtos básicos que estão escassos, como alimentos e medicamentos.

"A cada dia que não conseguimos entrar em contato com as pessoas, principalmente nos locais onde há violentos confrontos, seu sofrimento aumenta", acrescentou Amos.

TAGS