PUBLICIDADE
Notícias

Reino Unido busca penas mais severas para imprensa

15:52 | 12/02/2012
A imprensa do Reino Unido deverá ficar sujeita a penalidades mais severas em casos de violações das normas em meio a um escândalo de espionagem telefônica protagonizado por jornais sensacionalistas, informaram autoridades britânicas neste domingo.

O secretário de Cultura Jeremy Hunt disse à emissora pública BBC que os periódicos terão de mudar seu sistema de autorregulação, mas assegurou que o governo não pretende interferir no conteúdo desse código. Na opinião de Hunt, a imprensa escrita precisa de um sistema mais estrito de autorregulação, capaz de aplicar castigos efetivos em casos de transgressão.

A Comissão de Queixas da Imprensa pode exigir de um jornal que publique pedidos de desculpas, mas não tem poder de aplicar multas. O sistema de rádio britânico dispõe de um código regulatório distinto.

A pressão por mudanças aumenta na esteira de um escândalo no qual jornalistas de tabloides sensacionalistas realizaram espionagem telefônica de potenciais personagens de suas reportagens. As informações são da Associated Press.

TAGS