PUBLICIDADE
Notícias

Publicação de avaliação dos professores causa polêmica em Nova York

16:43 | 27/02/2012

NOVA YORK, 27 Fev 2012 (AFP) - A publicação pela imprensa nova-iorquina do desempenho profissional dos professores da cidade provocou, nesta segunda-feira, 27, o repúdio enérgico do sindicato de docentes, que denunciou um sistema "pouco confiável" e prometeu enfrentar o prefeito Michael Bloomberg.

A publicação do desempenho profissional de 18.000 professores entre as últimas séries do ensino fundamental e os primeiros do ensino médio era impulsionada por Bloomberg e contestada pelos docentes, que questionam o método de qualificação e afirmam que violam seus direitos.

Após uma batalha nos tribunais que durou dois anos, vários meios de comunicação locais conseguiram com que a justiça permitisse publicar desde a sexta-feira passada a lista completa de professores com nome e sobrenome.

Longe de se dar por vencido pela derrota, o sindicato dos docentes saiu na segunda-feira para demonstrar seu repúdio e prometer que continuaria lutando contra a intenção de Bloomberg de "danificar as escolas" nova-iorquinas.

O presidente da Federação Unida de Professores (UFT, na sigla em inglês), Michael Mulgrew, visitou uma escola no Brooklyn (sudeste) para mostrar seu apoio aos docentes e criticar o sistema de pontuação e sua publicação.

"Os relatórios com dados sobre os professores são completamente pouco confiáveis e esta é uma das razões pelas quais estamos hoje aqui para mostrar às pessoas que o que conta é a escola, o que os pais pensam", disse Malgrew, cujo sindicato representa 75.000 docentes da cidade.

"Vamos fazer tudo o que pudermos para impedir o prefeito de causar mais danos às escolas da cidade", acrescentou.

O desempenho dos professores é qualificado de 0 (baixo) a 99 (alto), de acordo com os resultados obtidos pelos estudantes. O ranking vai de 2007 a 2010.

Segundo seus críticos, o sistema de cálculo tem uma margem de erro de 53% nas provas de inglês e de 35% nos de matemática, além de apresentar omissões e erros.

TAGS