PUBLICIDADE
Notícias

Primeiro ministro do Hamas saúda luta síria por 'liberdade'

Ismail Haniyeh declarou diante de um grande grupo de partidários reunidos na mesquita Al Azhar apoio ao "povo sírio"

13:40 | 24/02/2012

CAIRO, 24 Fev 2012 (AFP) - O primeiro-ministro do movimento palestino Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, saudou, nesta sexta-feira, 24, no Cairo, a busca do povo sírio por sua "liberdade e pela democracia".

"Saúdo o heróico povo da Síria que busca a liberdade, a democracia e a reforma", declarou Haniyeh diante de um grande grupo de partidários reunidos na mesquita Al Azhar em um ato de apoio à mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém, e "ao povo sírio".

"Nem Irã, nem Hezbollah. Síria islâmica." ou "Vá embora, Bashar (al Assad, presidente sírio)!" e "Vá embora, carniceiro!" foram algumas das frases que gritaram os presentes, enquanto Haniyeh permanecia imóvel.

Durante anos, o Hamas recebeu o apoio do regime sírio em sua luta contra Israel e seu aparelho político tem base em Damasco. Segundo informações da imprensa, o chefe dessa célula, Khaled Mechaal, e outros representantes políticos do movimento já não residem na capital síria.

Até agora, a liderança política do Hamas se negou a criticar o presidente sírio. No entanto, ultimamente parecem ter surgido divergências no Hamas sobre a estratégia a ser seguida pelo movimento palestino.

O regime sírio reprime violentamente a revolta sem precedentes iniciada em meados de março do ano passado. Nestes 11 meses, ao menos 7,6 mil pessoas, a maioria civis, morreram em consequência da repressão, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, uma organização sediada em Londres.

TAGS