PUBLICIDADE
Notícias

Novo pequeno foguete europeu Vega é lançado pela primeira vez

O voo inaugural que aconteceu no Centro Espacial Kuru deve colocar em órbita nove satélites, ao final de apenas 81 minutos

16:21 | 13/02/2012
Kuru, Guiana Francesa, 13 Fev 2012 (AFP) -O novo pequeno foguete europeu Vega foi lançado nesta segunda-feira, 13, do Centro espacial Kuru, na Guiana Francesa, em um voo inaugural que deve colocar em órbita nove satélites, ao final de apenas 81 minutos, constatou um correspondente da AFP.

Segundo a Agência espacial europeia (ESA), que retransmitiu o lançamento inaugural em seu site, o voo VV01 ocorria normalmente e cada uma das etapas de combustível sólido se separou sucessivamente, como estava previsto.

A missão vem sendo motivo de grande satisfação para a Itália, onde teve origem o projeto Vega e saiu mais de 60% de seu financiamento; a França ficou com 25%.

Às 07H00, hora local (08H00 GMT, 11H00 de Paris e Roma), a primeira fase P80 do Vega, concebida pela agência espacial francesa CNES, propulsionou o pequeno foguete de 137 toneladas no céu da Guiana.

Seguiram-se as outras duas etapas com combustível sólido Zefiro até a última, com propulsão líquida, menos de seis minutos mais tarde.

Depois de atingir órbita circular a 1.450 km de altura, foram liberados, sucessivamente, os nove pequenos satélites embarcados por Vega. Trata-se de dois pequenos satélites experimentais LARES e ALMASat-1, assim como sete minúsculos passageiros de um quilo cada um, desenvolvidos por estudantes, como parte de um programa europeu entre os quais figuram os primeiros satélites romeno (Goliat), húngaro (MaSat-1) e polonês (PW-Sat-1).

Capaz de transportar 1,5 tonelada em órbita baixa (700 km de altura), Vega destina-se ao mercado de pequenas cargas úteis, principalmente satélites institucionais de observação terrestre.

TAGS