PUBLICIDADE
Notícias

Nova espécie de lagarto iridescente é encontrada no Camboja

O animal que foi descoberto em uma área pouco explorada, é capaz de refletir as cores do arco-íris em sua pele

14:38 | 22/02/2012
Phnom Penh, Camboja, 22 Fev 2012 (AFP) - Uma nova espécie de lagarto com a pele iridescente, uma longa cauda e patas muito curtas foi descoberta na floresta tropical do nordeste do Camboja, informaram nesta quarta-feira, 22, os conservacionistas.
Os cientistas chamaram o animal de Lygosoma veunsaiensis em homenagem à Área de Conservação Veun Sai-Siem, na província de Rattanakiri, onde ele foi encontrado, informou a Conservação Internacional (CI) em um comunicado.
O lagarto foi descoberto em 2010 na área remota e pouco explorada da floresta durante pesquisas biológicas lideradas pela Fauna & Flora International (FFI), em parceria com a CI, disse o grupo.
"Estas criaturas são difíceis de encontrar porque passam grande parte de sua vida no subsolo", explicou Neang Thy, um funcionário cambojano do FFI e o primeiro herpetólogo a ver o novo lagarto.
"Algumas espécies semelhantes são conhecidas apenas por uns poucos indivíduos. Tivemos muita sorte de encontrar um deles", disse Neang Thy.
A nova espécie é incomum porque tem membros muito curtos e uma cauda que é muito maior do que o seu corpo principal. Sua pele tem uma qualidade de refração para as escalas que cria um efeito de arco-íris na luz solar, disse o grupo.
O lagarto foi a terceira nova espécie encontrada nos últimos dois anos em Veun Sai, seguindo a descoberta de um novo tipo de morcego e de um gibão.

TAGS