PUBLICIDADE
Notícias

Justiça quer manter presa brasileira acusada de envenenamento

Denize Soares acusada de ter envenenado com cianureto seu companheiro durante as férias do casal

16:36 | 09/02/2012
GRENOBLE, França, 9 Fev 2012 (AFP) -A justiça da cidade francesa de Grenoble pediu nesta quinta-feira, 9, para manter em prisão provisória Denize Soares, uma brasileira de 42 anos acusada de ter envenenado com cianureto seu companheiro durante as férias do casal no Brasil.

A Câmara de Instrução da Corte de Apelações adotará uma decisão sobre Denize no dia 21 de fevereiro. Os advogados dela pediram no dia 31 de janeiro que sua cliente fosse posta em liberdade.

O processo judicial de Deniza foi aberto na quinta-feira passada no Tribunal Penal de Isère (leste) e foi suspenso no dia seguinte por causa de problemas de procedimento.

Denize Soares, de 42 anos, foi indiciada por assassinato. Ela se declara inocente.

Ela é acusada de ter envenenado Sebastien Brun, de 31 anos na época, com cianureto e de ter escondido o corpo quando estavam de férias no Brasil em agosto de 2004. Pode pegar prisão perpétua.

Presa uma vez, libertada e colocada novamente atrás das grades, a acusada acumula quatro anos e oito meses de detenção provisória.

Os advogados de Brun temem que ela seja libertada pela aplicação da jurisprudência da Corte Europeia de Direitos Humanos, que considera que a detenção provisória não deve exceder uma "prazo razoável", e que tente fugir.

"É necessário um novo processo rapidamente", considerou o advogado dos pais de Brun.
Pierre-Marie Cuny, promotora do tribunal de apelação de Grenoble, disse que a justiça deve "agendar a próxima sessão no menor tempo" possível.

TAGS