PUBLICIDADE
Notícias

Fatos interessantes sobre o Oscar 2012

22:23 | 26/02/2012

Alguns fatos interessantes e curiosos sobre o Oscar 2012, que será entregue neste domingo.


- Meryl Streep neste ano aumenta sua vantagem na liderança como a artista indicada mais vezes na história do Oscar, pela 17ª vez, por seu papel como a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher no filme "A Dama de Ferro".

 

- Billy Crystal será o anfitrião da festa do Oscar neste ano pela nona vez, depois que o ator Eddie Murphy desistiu de apresentar o prêmio no último minuto em meio a uma polêmica por piadas sobre gays feitas por um produtor, que também não está mais envolvido na festa. Bob Hope apresentou o prêmio mais vezes, 11 delas sozinho e 7 com parceiros.

- O músico John Williams tem agora um total de 47 indicações, incluindo duas neste ano. Ele ocupa a segunda posição, atrás apenas de Walt Disney, como o indivíduo mais indicado na história do Oscar. Entre as pessoas vivas, Woody Allen, que já recebeu indicações 23 vezes, incluindo duas neste ano, está na segunda posição, atrás de Williams.

- O filme iraniano "A Separação" é a primeira produção com roteiro escrito em farsi que recebe uma indicação nesta categoria.

- O Kodak Theatre, casa da cerimônia do Oscar na última década, não é mais chamado desta forma, depois que a emblemática empresa de fotografias foi colocada sob a lei americana de concordatas, deixando de ser patrocinadora da festa a pouco mais de uma semana da festa. A Academia neste ano começou a se referir ao local como o Hollywood and Highland Center, o complexo de compras e entretenimento que inclui o antigo Kodak Theatre. Não se sabe quando o letreiro que faz alusão à Kodak será retirado.

- O diretor alemão Wim Wender, indicado ao Oscar por seu filme "Pina", que apresenta o trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch, é o primeiro indicado na categoria documentário com um filme em 3D.

- "O Artista" é o 10º filme predominantemente em preto e branco a ser indicado para o prêmio desde 1967, quando a categoria "preto e branco" foi eliminada. Os indicados anteriormente são: "A Sangue Frio" (1967), "A Última Sessão de Cinema" (1971), "Lenny" (1974), "Touro Indomável" (1981), "Zelig" (1983), "A Lista de Schindler" (1993), "O homem que não estava lá" (2001), "Boa noite e Boa Sorte" (2005) e "A fita branca" (2009).

- George Clooney é, pela segunda vez, indicado em duas categorias diferentes por dois filmes distintos no mesmo ano. Nesta ocasião, concorre pelas categorias de melhor ator por "Os Descendentes" e de melhor roteiro adaptado por "Tudo pelo Poder". Em 2005 ele ganhou a estatueta de melhor ator coadjuvante por "Syriana" e foi indicado a melhor roteiro original por "Boa Noite e Boa Sorte".

- Woody Allen, com suas indicações a melhor diretor e roteiro por "Meia Noite em Paris", ultrapassa Billy Wilder ao ser indicado sete vezes duplamente por direção e roteiro no mesmo filme.

- Pela primeira vez na história do Oscar, nove produções são indicadas na categoria Melhor Filme. Nos últimos dois anos, o número de obras nesta categoria subiu de cinco para dez, em teoria para aumentar a gama de filmes que podem ser selecionados, mas as regras mudaram no último ano para uma fórmula complicada que resulta em 5 a 10 filmes escolhidos.

TAGS