PUBLICIDADE
Notícias

Expedição de montanhista cearense sofre emboscada

Os três montanhistas foram informados de que os nativos costumavam fazer motins e sequestros na trilha

19:24 | 06/02/2012

A Expedição a maior montanha da Oceania,o Carstensz, realizada pelo montanhista cearense Rosier Alexandre, sofreu uma emboscada na floresta na última sexta-feira, 3.

Momentos antes de saírem do vilarejo de Suggata, os três montanhistas (Rosier, um sueco e um canadense) foram informados que o trecho do dia era muito perigoso, pois os nativos costumavam fazer motins e sequestros nessa trilha eram comuns.

Depois de caminhar por aproximadamente 30 quilômetros floresta adentro, a expedição sofreu uma emboscada de membros de uma tribo, que, armados com metralhadoras e escopetas, gritavam em dialeto local, ameaçando os montanhistas.

A discussão continuou e como nenhum dos montanhistas conhecia o dialeto local, não era possível entender o que estava ocorrendo. Depois de alguns minutos, a equipe foi liberada e seguiu a caminhada fazendo a aproximação à montanha.

Rosier Alexandre, em ligação via satélite com sua equipe de imprensa em Fortaleza, relatou: "Nunca passei por um momento tão desesperador em uma expedição. Ver aquelas pessoas gritando em um dialeto que a gente não entende, e ainda mais armados, foi assustador. Agora, estamos em trecho relativamente baixo, 2.100 metros. Mas não há mais vilarejos e espero que toda essa confusão também fique para trás. Aparentemente, a montanha não é difícil de escalar, mas a aproximação se mostrou muito complicada", disse Rosier direto de Papua, na Indonésia.
O montanhista deve fazer contato novamente em dois dias com a equipe, com atualizações sobre localização e condições de escalada. As informações são do Fiec Online.

 

Entenda a notícia

A expedição Carstensz, a quarta etapa do Projeto Sete Cumes, teve início dia 10 de fevereiro. A aproximação da montanha é feita em meio à Floresta Tropical úmida. Rosier está fazendo em média 30 quilômetros por dia de caminhada, passando por trechos com lama até o joelho, em terreno com desnével de até 200 metros, com muitas subidas e descidas, e temperatura média de 15°C. A previsão de temperatura no cume do Carstensz deverá ser 2°C negativos.

 

Redação O POVO Online

 

TAGS