PUBLICIDADE
Notícias

Confrontos matam 17 civis na Síria, dizem ativistas

08:37 | 06/02/2012
Pelo menos 17 civis foram mortos e dezenas ficaram feridos nesta segunda-feira, quando forças da Síria lançaram novos bombardeios na instável cidade de Homs, no centro do país, informou o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos. O grupo sediado no Reino Unido afirmou que o número de mortos deve subir, pois vários dos feridos estão em estado grave. Já a TV estatal afirmou que "gangues terroristas" estavam por trás da violência em Homs.

O observatório acrescentou que o ataque, que começou de madrugada, estava concentrado nos bairros de Khaldiyeh, Baba Amro, Inshaat e Bab Sbaa. Grupos de oposição e ativistas informaram sobre um "massacre" na madrugada de sexta-feira em Homs, dizendo que mais de 200 civis foram mortos durante um violento ataque com tanques e morteiros de forças do regime. No domingo, ativistas informaram sobre mais ataques na cidade, com pelo menos 23 civis mortos.

Segundo a agência Reuters, uma explosão atingiu um oleoduto da principal refinaria de Homs nesta segunda-feira. A explosão, a segunda em uma semana no oleoduto, ocorreu no distrito de Bab Amro, foco da oposição ao presidente Bashar Assad.

Já a rede BBC informou em seu site nesta segunda-feira que as tropas sírias estão reforçando suas ações em Homs, com "explosões quase constantes".

Na semana passada, Rússia e China bloquearam uma resolução das Nações Unidas condenando a violenta repressão oficial aos protestos na Síria. As informações são da Dow Jones.

TAGS