PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Sean Penn acusa imprensa de exagerar declarações sobre Malvinas

00:58 | 15/02/2012

Montevideo, 14 Fev 2012 (AFP) - O ator americano Sean Penn criticou nesta terça-feira em Montevidéu a atitude da imprensa diante de seus comentários sobre o colonialismo britânico feitos um dia antes em Buenos Aires, ao citar a Grã-Bretanha na disputa por soberania com a Argentina pelas Malvinas.

"Ontem (segunda-feira), em Buenos Aires, falei diante da imprensa e não esperava estar imune a paráfrase (...), no entanto, farei um pequeno esclarecimento em relação aos assuntos de Grã-Bretanha e Malvinas", disse Penn em coletiva de imprensa em Montevidéu.

"Deus, quão sensível as pessoas estão com a palavra colonialismo. Particularmente aqueles que exercem o colonialismo", disse.

"Há muitos tipos de colonialismo (...). É impensável que a Grã-Bretanha tenha tomado conscientemente a decisão de enviar um príncipe que faz parte do exército às Malvinas, tendo pleno conhecimento da enorme sensibilidade emocional das mães e pais na Grã-Bretanha e Argentina que perderam seus filhos e filhas em uma guerra nessas ilhas", completou Penn.

"Não me desculpo por meus comentários, mas me entristece que a imprensa deseje promover a guerra em vez da diplomacia", disse o ator antes de pedir que os dois países "sentem-se para negociar diplomaticamente uma divisão justa de qualquer recurso que for encontrado" nas Ilhas Malvinas.

O ator, vencedor de prêmios Oscar por filmes como "Sobre Meninos e Lobos" e "Milk", disse nesta segunda-feira em Buenos Aires que "o mundo não pode tolerar enfoques ridiculamente arcaicos que apostam em continuar o colonialismo", ao citar a Grã-Bretanha em sua disputa pela soberania das Malvinas com a Argentina.

A Argentina denunciou na semana passada nas Nações Unidas uma "militarização" do Atlântico sul, depois que a Grã-Bretanha enviou um moderno destroyer para a região.

A isso se somou a chegada às ilhas do príncipe William para uma missão de seis semanas como piloto de helicópteros, o que foi considerado por Buenos Aires como um ato de provocação britânico.

Penn chegou a Montevidéu nesta terça-feira em meio à sua missão humanitária no Haiti e foi recebido pelo presidente uruguaio, José Mujica, em uma reunião considerada "extremamente produtiva para que a potencial colaboração do governo e das ONGs que trabalham no Haiti e a partir do Uruguai sejam mais efetivas".

 

TAGS