PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Principal grupo rebelde do Sudão do Sul assina cessar-fogo com o governo

11:41 | 28/02/2012

JUBA, 28 Fev 2012 (AFP) - O principal grupo rebelde do Sudão do Sul assinou um acordo de cessar-fogo com o governo, indicou nesta terça-feira o ministro da Informação deste país, Barnaba Marial Benjamin.

"A República do Sudão do Sul firmou um acordo com os ex-rebeldes de George Athor, em virtude do qual aceitam a anistia proposta pelo presidente Salva Kiir", disse o ministro à AFP.

O acordo prevê integrar ao Exército do Sudão do Sul cerca de 1.800 combatentes rebeldes.

Athor, um ex-militar de alta patente do exército sulista que havia se rebelado, morreu em dezembro passado em confrontos com soldados do Sudão do Sul.

Athor iniciou a revolta depois de sua derrota na disputa pelo posto de governador do estado de Jonglei (sul), em abril de 2010.

No dia 20 de novembro, George Athor jurou que continuaria a luta contra o governo de Juba depois do fracasso das negociações iniciadas com as autoridades para solicitar novas eleições.

O governo do Sudão do Sul acusava a rebelião de Athor de obter apoio no Norte para desestabilizar o Sul, que passou a ser um Estado independente em julho. Athor negava receber apoio de Cartum.

 

TAGS