PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Primeira-ministra australiana anuncia eleição no Partido Trabalhista

06:00 | 23/02/2012

Sydney, 23 Fev 2012 (AFP) - A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, anunciou nesta quinta-feira uma votação dos deputados trabalhistas na próxima segunda-feira, para que decidam entre ela e seu rival Kevin Rudd para dirigir o Partido Trabalhista e o governo.

Julia Gillard também exigiu que Rudd, que pediu demissão na quarta-feira do cargo ministro das Relações Exteriores, aceite o resultado da votação, após semanas de tensões partidárias.

"Decidi que uma votação acontecerá na segunda-feira para a direção do Partido Trabalhista", declarou à imprensa a primeira-ministra, que espera receber um respaldo firme de seus colegas.

Gillard explicou que em caso de fracasso retornará à bancada parlamentar e renunciará a discutir a liderança do partido.

Kevin Rudd, 54 anos, foi chefe de Governo entre 2007 e 2010. Com fama de autoritário, foi afastado do cargo após uma decisão do Partido Trabalhista, que designou Julia Gillard como nova premier.

Gillard, 50 anos, espera conduzir o trabalhismo até as próximas eleições, previstas para 2013, apesar de Rudd gozar de maior popularidade atualmente.

Segundo a imprensa australiana, 49 deputados trabalhistas apoiam Gillard, 37 Rudd e 17 estão indecisos, mas os números podem mudar até segunda-feira.

 

TAGS