PUBLICIDADE
Notícias

AFP - ONU tem lista de sírios envolvidos em 'crimes contra a humanidade'

09:22 | 23/02/2012

GENEBRA, 23 Fev 2012 (AFP) - O Alto Comissariado da ONU para os direitos humanos tem uma lista confidencial de funcionários políticos e militares sírios de alto escalão envolvidos supostamente em "crimes contra a humanidade", segundo um informe de uma comissão de investigação internacional.

"A Comissão depositou diante do Alto Comissariado um envelope lacrado que contém o nome destas pessoas", informaram os investigadores, que garantem ter identificado também "abusos de direitos humanos" cometidos por grupos do Exército sírio livre (ESL, opositor).

"A maioria dos crimes contra a humanidade e das violações de direitos humanos foram realizados no âmbito de operações complexas (...) que, em consequência, exigiram ordens superiores", denunciam.

Mas o informe ressalta que as forças antigovernamentais "também cometeram abusos, embora não comparáveis em termos de escala e organização aos realizados pelo Estado".

Por sua vez, o governo sírio "fracassou em proteger seu povo", denunciou esta Comissão de investigação internacional sobre a Síria, que tinha um mandato do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

"Desde novembro de 2011, suas forças cometeram sérias, generalizadas e sistemáticas violações dos direitos humanos", escreve a Comissão, que interrogou 136 novas vítimas desde novembro passado, data de seu informe anterior.

A Comissão concluiu em seu primeiro informe de novembro que as forças de ordem sírias cometeram crimes contra a humanidade devido à repressão brutal da revolta no país.

Mais de 500 crianças ficaram feridas desde o início da rebelião, em março de 2011, segundo a Comissão, que cita uma "fonte confiável". Dezembro passado foi o mês mais sangrento, com 80 crianças mortas, seguido de janeiro de 2012 (72 mortos).
O balanço da violência na Síria chega agora, segundo os militares, a 7.600 mortos, em sua grande maioria civis.

 

TAGS