PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Khamenei: Irã não quer produzir a bomba atômica

07:21 | 22/02/2012

Teerã, 22 Fev 2012 (AFP) - O Irã não pretende produzir a bomba atômica, reiterou nesta quarta-feira o guia da República Islâmica, Ali Khamenei, após o fracasso de uma visita da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a Teerã para tentar esclarecer as dúvidas sobre o programa nuclear iraniano.

"Queremos romper a supremacia baseada nas armas atômicas que as grandes potências possuem e, graças a Deus, o povo iraniano conseguirá", afirmou o guia em um discurso para cientistas nucleares do país.

Segundo Khamenei, que estimulou os cientistas reunidos a prosseguirem com o trabalho sério, "a energia nuclear está diretamente vinculada aos interesses do Irã".

O chefe dos inspetores da AIEA confirmou o fracasso de uma tentativa de acordo para fixar negociações com o Irã sobre seu controverso programa nuclear, ao retornar de uma visita de dois dias ao Irã.

"Não tivemos acesso (à central de Parchin), não conseguimos fixar os próximos passos (para as negociações). Informaremos agora o diretor geral (da AIEA) e mais tarde o conselho de ministros", declarou à imprensa o belga Herman Nackaerts no aeroporto de Viena.

"Depois veremos quais serão as próximas etapas", completou.

 

TAGS