PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Histórico líder do Ulster Ian Paisley deixa o hospital

09:32 | 28/02/2012

BELFAST, 28 Fev 2012 (AFP) - O reverendo Ian Paisley, líder histórico do protestantismo radical na Irlanda do Norte, recebeu alta do hospital onde estava internado desde o início de fevereiro por problemas de coração, anunciou nesta terça-feira sua esposa, Eileen.

"Minha família e eu estamos encantados de que meu esposo tenha voltado para casa", declarou a senhora Paisley em um comunicado, no qual agradece os funcionários do hospital de Ulster pelos cuidados prestados ao seu marido nas últimas três semanas.

O ex-primeiro-ministro da Irlanda do Norte (2007-2008), de 85 anos, ingressou no dia 5 de fevereiro na unidade de cuidados intensivos deste hospital da periferia de Belfast. Segundo a imprensa britânica, Paisley, que utilizava um marca-passo desde fevereiro de 2011, sofreu um ataque cardíaco.

Nove dias antes, o fundador da Igreja Presbiteriana Livre presidiu sua última cerimônia em Belfast, despedindo-se da congregação da qual foi pastor durante sete décadas.

Paisley, que já renunciou em 2008 à maioria de seus cargos políticos, anunciou então que previa escrever sua autobiografia.

Outrora chamado de "Doctor No" por sua intransigência, Paisley, extremo defensor da união da Irlanda do Norte com a Grã-Bretanha e grande opositor da repartição de poder com os republicanos católicos, deu um giro de 180 graus em 2007 quando aceitou se sentar e trabalhar com seus inimigos do passado.

Em maio deste ano, foi eleito primeiro-ministro do Ulster junto ao vice-primeiro-ministro Martin McGuinness, número dois do Sinn Féin e ex-líder do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Seu governo, que durou pouco mais de um ano, inaugurou um novo capítulo na história no dia 10 de abril de 1998 pelo acordo de Sexta-Feira Santa, que pôs fim a três décadas de confrontos entre católicos e protestantes, nos quais morreram mais de 3 mil pessoas.

 

TAGS