PUBLICIDADE
Notícias

AFP - EUA: 120 pessoas investigadas por uso fraudulento de informação

08:01 | 28/02/2012

Nova York, 28 Fev 2012 (AFP) - As autoridades americanas preparam um caso contra 120 operadores acusados de uso fraudulento de informação financeira confidencial, em uma investigação que pode ter alcances sem precedentes, informa o Wall Street Journal.

O WSJ afirma que a investigação acontece após uma série de processos bem-sucedidos contra o crime conhecido como "insider trading", com 66 pessoas acusadas desde o fim de 2009, 57 delas condenadas ou declaradas culpadas.

"Nós os identificamos e agora temos que montar o caso", declarou ao WSJ David Chaves, alto funcionário do FBI.

Chaves afirmou ao jornal financeiro que 240 pessoas, incluindo operadores de fundos de risco e corretores de empresas, são investigadas por possíveis operações inapropriadas.

Cento e vinte deles são considerados "objetivos", o que significa que o governo acredita que violaram a lei.

Na segunda-feira, o FBI lançou uma nova campanha protagonizada por Michael Douglas - que interpretou o financista inescrupuloso Gordon Gekko em "Wall Street" - na qual estimula o público a revelar informações sobre operações financeiras duvidosas.

A publicidade mostra um jovem Michael Douglas pronunciando a famosa frase do filme "Greed... is good" (A cobiça é boa), seguido por um Douglas maduro que afirma: "O filme era ficção, mas o problema é real".

 

TAGS