PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Estudantes protestam na Espanha contra cortes na educação

09:47 | 29/02/2012

MADRI, 29 Fev 2012 (AFP) - Com gritos de "menos cortes, mais educação", centenas de jovens estudantes e universitários protestaram nesta quarta-feira, em Madri, em um dia nacional de protestos contra os cortes na educação e contra as ações policiais em Valência (leste).

"A educação é a base de tudo e é a primeira coisa que cortam. Nosso campo, a pesquisa, é o que mais está sendo cortado", denunciou Claudia Holgueras, uma estudante de ciências ambientais de 18 anos.

"Somos estudantes, não delinquentes!", também gritaram os manifestantes diante do ministério da Educação.

Além dos cortes orçamentários e dos aumentos das taxas universitárias, os estudantes protestam novamente contra as violentas ações policiais ocorridas durante as manifestações dos últimos dias em Valência.

Um protesto de estudantes acabou em Valência no dia 20 de fevereiro com uma forte reação policial, na qual era possível ver agentes batendo com cassetetes ou arrastando jovens estudantes, o que provocou grandes protestos em todo o país.

"Não criamos esta crise, mas a pagamos em toda a extensão da palavra", disse à AFP o secretário-geral do sindicato nacional de estudantes, Tohil Delgado.

Segundo ele, estavam previstas manifestações em cerca de 40 cidades do país.

O novo governo de direita anunciou um plano de austeridade para diminuir o déficit público que alcançou 8,51% do PIB em 2011. Também implementou uma reforma para flexibilizar o mercado de trabalho e tentar criar empregos em um país onde cerca de um em cada dois jovens está desempregado.

 

TAGS