PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Coreia do Norte recorda 70º aniversário de nascimento de Kim Jong-il

06:01 | 16/02/2012

SEUL, 16 Fev 2012 (AFP) - A Coreia do Norte celebrou nesta quinta-feira o 70º aniversário do nascimento do falecido dirigente Kim Jong-il, que foi elogiado com a ênfase habitual pela televisão oficial do regime comunista dirigido agora por seu filho Kim Jong-un.

Com a voz emocionada, um apresentador anunciou imagens do ex-dirigente peregrinando em vilarejos, fazendas e fábricas.

"O general (Kim) era muito ocupado, mas teve tempo para visitar a casa de minha filha e ouvir as queixas desta camponesa idosa", disse uma mulher à emissora.

"Nenhum outro dirigente do mundo pode ser comparado ao general Kim", completou.

Na quarta-feira, Kim Jong-il foi promovido a generalíssimo, uma patente que até agora era exclusiva de seu pai, Kim Il-sung, fundador e "presidente eterno" da Coreia comunista.

Uma sólida propaganda oficial mantém o culto à dinastia Kim desde 1948, e se intensificou desde a morte de Kim Jong-il, que faleceu em 17 de dezembro vítima de um ataque cardíaco.

Para os analistas, Pyongyang tenta justificar a segunda sucessão dinástica de um regime comunista sem precedentes na história e garantir a autoridade do filho mais novo de Kim Jong-il, designado com menos de 30 anos para presidir o país.

ckp/fp

TAGS