PUBLICIDADE
Notícias

Investigadores russos apuram fraude nas eleições

14:55 | 21/01/2012
Investigadores da Rússia afirmaram hoje que abriram um inquérito para investigar possíveis violações nas eleições parlamentares realizadas no mês passado. Desde a votação, os russos estão realizando grandes protestos, o que representa um desafio para o primeiro-ministro Vladimir Putin, que pretende voltar para a presidência nas eleições de março.

O Comitê Investigativo da Rússia afirmou em comunicado que abriu 26 investigações criminais sobre possíveis violações durante as eleições de 4 de dezembro, incluindo cédulas falsas e compra de votos. Segundo o comitê, existem 350 relatos do público sobre irregularidades.

"Com base nas informações preliminares, os investigadores abriram 26 investigações criminais. As principais violações estão relacionadas a cédulas falsas, compra de votos e intimidação, entre outros", diz o comunicado.

O presidente da comissão eleitoral, Vladimir Churov, tem afirmado que vídeos amadores mostrando a violação de urnas eleitorais foram filmados em apartamentos privados decorados para se parecerem com cabines de votação.

O Comitê Investigativo afirmou que estão sendo investigadas fraudes em seis regiões, incluindo Moscou, e que "praticamente todos os partidos" estão envolvidos. Segundo o comunicado do grupo, um dos partidos teria dado 9 mil rublos para uma mulher, que depois começou a subornar eleitores, pagando 300 rublos para cada um. As informações são da Dow Jones.

TAGS