PUBLICIDADE
Notícias

Equipes de resgate retomam buscas em navio na Itália

09:32 | 19/01/2012

ILHA DE GIGLIO, Itália, 19 Jan 2012 (AFP) - Os socorristas italianos retomaram nesta quinta-feira suas buscas a bordo do "Costa Concordia", que naufragou na sexta-feira na costa da Toscana, enquanto técnicos especializados se preparavam bombear o combustível do navio para evitar uma catástrofe ambiental.

A operação de resgate precisou ser interrompida na quarta-feira depois que a embarcação, em parte submersa, se moveu com os socorristas dentro, despertando o temor de que afundasse completamente.

Filippo Marini, um porta-voz da guarda-costeira, disse que o navio agora está estabilizado.

"Os testes durante a noite foram positivos e temos mergulhadores em ação", declarou Marini à AFP no início da manhã.

Até agora, onze pessoas morreram, das quais seis foram identificadas: dois turistas franceses, um italiano, um espanhol e dois membros da tripulação, um peruano e outro húngaro, este último era violinista a bordo do navio.

Ao todo, 26 pessoas estão desaparecidas, entre elas as vítimas cujos corpos recuperados não foram identificados.

Paralelamente, nesta quinta-feira pode ter início o bombeamento do combustível (2.380 toneladas) para evitar uma maré negra na pequena ilha de Giglio e um desastre ecológico.

Esta operação, que pode durar algumas semanas, é muito complicada, já que é preciso aquecer o combustível para que ele se torne mais líquido.

TAGS