PUBLICIDADE
Notícias

Anders Breivik quer negociar entrevista com TV estrangeira

10:52 | 31/01/2012
OSLO, 31 Jan 2012 (AFP) - O autor dos ataques que fizeram 77 mortos no dia 22 de julho na Noruega, o extremista de direita Anders Behring Breivik, deseja negociar uma entrevista com um canal de televisão estrangeiro antes de seu julgamento, informou um de seus advogados citado na terça-feira por um jornal norueguês.

Nas colunas do tablóide Verdens Gang (VG), Geir Lippestad assegura ter recomendado a seu cliente de não dar entrevistas à imprensa porque não "é inteligente falar antes do julgamento".

"Mas, de qualquer maneira, Breivik disse que deixará ser entrevistado por algum canal estrangeiro", acrescentou Lippestad.

Vários veículos de comunicação noruegueses e estrangeiros manifestaram a vontade de entrevistar Behring Breivik na prisão de Ila, perto de Oslo, onde está em prisão provisória na espera do início de seu julgamento, dia 16 de abril.

Contudo, o nome do canal escolhido pelo extremista de 32 anos não foi revelado.

"É verdade que ele tem determinado em sua cabeça um canal estrangeiro, mas isso não significa que um acordo foi concluído", afirmou à AFP outra advogada, Vibeke Hein Baera.

De acordo com ela, além do controle de segurança normalmente em vigor, nenhum outro obstáculo se opõe a realização de uma entrevista.

Em 22 de julho, vestido de policial, Behring Breivik atirou por mais de uma hora contra um grupo de jovens na ilha de Utoeya, perto de Oslo, depois de ter explodido uma bomba próxima a uma sede do governo.

Estes foram os piores ataques cometidos na Noruega desde a Segunda Guerra mundial.

TAGS