Manchas de óleo são identificadas em praias de Fortaleza e Aquiraz; veja vídeo
O material foi encontrado em uma praia da Capital e outra da região metropolitana, em Aquiraz, na terça-feira, 16; confira vídeo
08:24 | Set. 18, 2025
Cerca de 780 gramas de material identificado como óleo foram coletados na manhã desta quarta-feira, 17, pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar) na Praia do Futuro, em Fortaleza. As manchas também foram encontradas na Praia Bela, em Aquiraz, na Região Metropolitana.
O Labomar recebeu fotos e relatos na terça-feira, 16, sobre a presença da substância nas praias.
O professor e pesquisador do Labomar/UFC (Universidade Federal do Ceará), Rivelino Cavalcante, aponta que a coleta na Praia do Futuro aconteceu em um espaço de 500 metros, ao redor do Posto 1 dos Bombeiros (guarda-vidas). “Trouxemos para o laboratório e estamos fazendo as análises para comprovar”, diz.
Conforme o professor, o Instituto não realiza mais o ‘fingerprint’, ou “DNA” do óleo, que poderia indicar a origem das manchas.
“Desde 2019 a gente vive fazendo a análise desses óleos, e é diferente mesmo. Se fosse para os órgãos tomarem alguma atitude, um monitoramento, e procurar um causador, até que valeria a pena”, diz Cavalcante sobre o ‘fingerprint’.
O POVO solicitou nota à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e atualizará a matéria após retorno.
Mais de 190 litros de óleo de lubrificante falsificado são apreendidos em Aquiraz | LEIA MAIS
Manchas de óleo em praias da Grande Fortaleza: veja vídeo
Confira o registro das manchas de óleo coletadas na Praia do Futuro, em Fortaleza.