Evandro garante que Ponte Metálica não será demolida
A intenção em demolir o equipamento, que está interditado desde 2023, foi antecipada pelo O POVO, de acordo com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
17:52 | Set. 10, 2025
"O que eu posso garantir sobre a Ponte Velha é importante e que ela não será demolida. Pronto. Isso é um fato. Nós temos que partir desse princípio". A afirmação é do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), nesta quarta-feira, 10, durante "Diálogos Rumo à COP 30", realizado pela Prefeitura, no Centro de Eventos.
A intenção em demolir o equipamento, que está interditado desde 2023, foi antecipada pelo O POVO, de acordo com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
De acordo com Evandro, estudos estão sendo feitos para que um projeto seja discutido com a comunidade local, que participou de audiência pública nessa terça-feira, 9.
"Não irei fazer absolutamente nada. Inclusive, já conversei com representantes das Zeis (Zona Especial de Interesse Social), já conversei com o representante também da Cufa (Central Única das Favelas). Enfim, toda a população ali [Poço da Draga]. E já comuniquei a eles, não faremos absolutamente nada se não for discutindo", ressaltou o prefeito.
Ponte Metálica não será demolida: comunidade do Poço da Draga em audiência pública
A discussão no dia anterior, solicitada pela vereadora Adriana Gerônimo (Psol - CE), reuniu moradores da comunidade do Poço da Draga e representantes públicos no Pavilhão Atlântico. Na ocasião, Gerônimo ressaltou que a estrutura centenária está conectada com a identidade de Fortaleza.
"Mesmo sendo um local que está fechado desde 2023, ali no final do ano, as pessoas continuam utilizando a ponte, exatamente porque se tornou um lugar de lazer, mas também de pertencimento, sobretudo com a nossa população mais jovem", disse a vereadora.
A Ponte Velha, como também é reconhecida, foi o primeiro porto da Capital e manteve a função até a inauguração do Porto do Mucuripe. De acordo com relato do geógrafo e morador do Poço da Draga, Sérgio Rocha, o espaço recebeu seu nome - Ponte de Metálica - em 26 de maio de 1906, data que inspirou ainda o "aniversário" da comunidade.
"A gente imagina que àquela época era preciso ter um núcleo de habitação para dar suporte na atividade portuária", explica.
(Colaborou Penélope Menezes)