BNDES projeta expansão de mais de 100 km de linhas de transporte coletivo de Fortaleza

Projeção, do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), prevê que ampliação pode acontecer até 2054

08:00 | Jul. 15, 2025

Por: Gabriela Almeida
FORTALEZA-CE BRASIL, 06-08-2024 Fotos do metrô para fazermos o pós-vendas da adesivação. (Foto Joao Filho Tavares O Povo) (foto: João Filho Tavares)

Fortaleza tem potencial para ampliar em 121 quilômetros (km) a rede de Transporte Público Coletivo de Média e Alta Capacidade (TPC-MAC) até 2054. Projeção é do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e o Ministério das Cidades.

Publicado em junho recente, o levantamento aponta que a rede, que conta com 37 km, pode chegar a ter 158 km de extensão. Com isso, o número de pessoas atendidas passaria de 213,7 mil para 1,1 milhão.

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Balanço mostra que extensão pode acontecer por meio de projetos que já estão sendo realizados e trabalhos que ainda serão implementados. Foram consideradas intervenções que envolvem:

  • Corredores de Ônibus;
  • Sistemas de BRT;
  • VLT ou Monotrilho;
  • Trens Urbanos;
  • Sistemas de Metrô.

No caso da capital cearense, a principal ampliação prevista seria em BRT ou VLT, que vai contar com um aumento de 97 km da rede.

“Na região metropolitana de Fortaleza, a expansão projetada significa um acréscimo de 331% na rede base atual, com efeitos também para redução do número de acidentes e das emissões de poluentes e gases do efeito estufa, além do melhor uso do espaço público”, disse Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

Ainda segundo estudo, o Município teria um disparo no indicador Rapid Transit to Resident (RTP), que avalia o ritmo de crescimento da infraestrutura em relação ao crescimento demográfico nas áreas urbanas. Com o aumento da rede, índice passaria de 9 para 39, sendo próximo de cidades como Londres (44,7).

Pojetos em Fortaleza

No geral, o estudo prevê mais 323 km de linhas de metrô, 96 km de trens urbanos, 1.930 km de sistemas de BRT, VLT ou monotrilho e 157 km de corredores de ônibus em 21 regiões metropolitanas brasileiras.

Além de Fortaleza, foram analisadas: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Belém e Manaus.

Levantamento avaliou 400 planos e projetos identificados no Boletim Informativo nº 3, divulgado em março último, relacionados as cidades citadas acima.

Do total, estudo apontou que quase 200 projetos de TPC-MAC "têm demanda suficiente para ampliar o acesso da população nos próximos 30 anos". Em Fortaleza, foram analisados 11 projetos do porte. 

O próximo boletim deve ser finalizado até agosto e tem como foco a elaboração do Banco de Projetos, com o detalhamento dos trabalhos de TPC-MAC que compõem as Redes Futuras. Nessa etapa serão incluidas estimativas de investimentos, custos, receitas, benefícios e as avaliações financeiras preliminares.