Ceará recebe ação consular da Guiné-Bissau com serviços de emissão de documentos
cidadãos guineenses poderão tirar passaportes e Cartão Consular em atendimento realizado na Secretaria dos Direitos Humanos, em Fortaleza
08:33 | Jul. 13, 2025
Cidadãos da Guiné-Bissau que vivem no Ceará terão, neste domingo, 13, a oportunidade de regularizar sua documentação sem precisar viajar até Brasília. A Embaixada da Guiné-Bissau no Brasil promove uma missão consular itinerante na sede da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), em Fortaleza.
Leia também | Ana Maria Gonçalves é a primeira mulher negra eleita para a ABL
A ação tem como objetivo facilitar o acesso de guineenses residentes no Estado a documentos essenciais, como passaporte e Cartão Consular (Inscrição Consular). A iniciativa é realizada em parceria com o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sedih.
Ação não exige agendamento prévio
Os atendimentos ocorrerão das 9 às 17 horas, e a presença do requerente é obrigatória, além da apresentação dos documentos exigidos. A emissão dos documentos possui custo, conforme estabelecido pela Embaixada.
Segundo o embaixador da Guiné-Bissau no Brasil, M’bála Alfredo Fernandes, o projeto de itinerância é estratégico.
“A cada seis meses, realizamos missões consulares nos estados com maior presença de cidadãos guineenses. A ideia é reduzir custos com deslocamentos até Brasília, onde fica a Embaixada, facilitando o acesso a documentos oficiais”, explica.
Ceará se destaca por ser um lugar migratório guineense
O Ceará ocupa uma posição de destaque no cenário migratório da Guiné-Bissau no Brasil, especialmente por abrigar a maior comunidade estudantil guineense do país. A maioria dos estudantes está vinculada à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada em Redenção, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Nos dias 10 e 11 de julho, a própria Unilab também recebeu a equipe consular, antecipando parte do atendimento. A instituição concentra a segunda maior comunidade guineense do mundo, atrás apenas de Portugal.
Serviço:
Missão consular da Embaixada da Guiné-Bissau no Ceará
Data: 12 e 13 de julho de 2025
Horário: 9 às 17 horas
Local: Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio, Fortaleza/CE)