Fortaleza disponibiliza imunizante ACWY para reforço contra meningite

Com a ampliação, as crianças de 12 meses já podem receber a dose de reforço da vacina meningocócica ACWY na Capital; veja horários

22:27 | Jun. 30, 2025

Por: Penélope Menezes
Reforço com o imunizante ACWY, para crianças de 12 meses, está disponível em Fortaleza (Imagem meramente ilustrativa) (foto: Samuel Setubal/O POVO)

Após anúncio do Governo Federal sobre a ampliação da oferta da vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses a partir da terça-feira, 1º de julho, a Prefeitura de Fortaleza também informou que disponibilizará o imunizante.

No esquema vacinal para bebês, duas doses da vacina meningocócica C são aplicadas, aos três e cinco meses. O reforço aos 12 meses era feito com o mesmo imunizante, mas será substituído pela vacina ACWY.

“A ampliação da vacina ACWY representa um avanço importante na prevenção da meningite em nossa cidade. Estamos trabalhando para garantir que todas as crianças na idade recomendada tenham acesso à imunização com segurança”, informa Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização da Secretária Municipal de Saúde (SMS).

Veja os horários disponíveis para o reforço nos postos de saúde de Fortaleza.

Ceará firma aliança para atingir meta de 90% da cobertura vacinal contra o HPV até 2026 | LEIA MAIS

Imunizante ACWY: horários dos postos de saúde

Na Capital, a SMS ressalta que a vacina meningocócica ACWY está disponível para crianças de 12 meses nas salas de vacinação dos 134 postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Aos fins de semana e feriados, os fortalezenses podem comparecer aos seguintes postos de saúde:

  • Geraldo Madeira Sobrinho (Pio XII): Rua Belisário Távora, 42 - São João do Tauape;
  • Maurício Mattos Dourado: Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 39 - Edson Queiroz.

Em informe do Governo Federal, as crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. Contudo, as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber o reforço com a ACWY.

A mudança em Fortaleza segue diretriz do Ministério da Saúde e objetiva o aumento da cobertura vacinal contra quatro sorogrupos da bactéria responsável por causar a meningite: A, C, W e Y.

Em 2025, até o momento, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Os dados são do Ministério da Saúde.

Após diversificação de locais, vacinação contra a gripe cresce 63% em Fortaleza | ENTENDA