Frango-d'água-azul é resgatada em residência na Aldeota, em Fortaleza

O animal estava machucado e foi capturado de forma segura pela Polícia Militar

21:28 | Mai. 12, 2025

Por: Júlia Honorato
Frango-d'água-azul é resgatado em residência na Aldeota, em Fortaleza (foto: Reprodução/SSPDS)

Um frango-d'água-azul, ave silvestre aquática, foi resgatado em condomínio no bairro Aldeota, em Fortaleza, na tarde da última quinta-feira, 8.

O trabalho foi realizado pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA). O animal estava machucado, segundo técnicos responsáveis pelo socorro.

SAIBA MAIS | Jacaré é resgatado em residência no município de Caucaia 

A ave foi resgatada de forma segura, com os equipamentos adequados, pela equipe de policiais e foi enviada para o batalhão, onde passa por um período de triagem para posteriormente serem tomadas as devidas providências.

Também conhecido como maranhão e tauá-tauá-azul, o frango-d'água-azul pode ser avistado em todo o Brasil.

Ele pode medir até 36 centímetros e, mesmo sendo uma ave que vive em áreas alagadas, nada pouco, além de também fazer bons voos.

Dicas de prevenção, busca e resgate de animais

Em nota da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram compartilhadas algumas dicas para a prevenção, busca e resgate de animais silvestres:

  • Manter a distância do animal e observá-lo;

  • Evitar se aproximar ou interagir com o animal: isso pode o causar estresse e comportamentos agressivos;

  • Evitar alimentá-los: isso pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas, porque pode incentivar sua presença em áreas urbanas;

  • Manter o seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para os animais e mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes, por exemplo;

  • Conscientizar a sua comunidade incentivando seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando possíveis atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, quanto os moradores;

  • Contatar o Corpo de Bombeiros ou o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) se avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade.

Resgates

As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres, quando o socorro for acionado.

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE): 193
Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE): (85) 3101 3545 / 3101 3577