UFC e Prefeitura de Fortaleza estudam instalar postos da Guarda Municipal no campus Porangabuçu

Campus reúne cursos de Medicina, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia. Locais com mais reclamações de assaltos devem receber os postos de monitoramento

17:07 | Fev. 21, 2025

Por: Alexia Vieira
Restaurante Universitário do Campus do Porangabuçu da UFC, em 2022 (foto: Ribamar Neto/UFC)

O campus Porangabuçu da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizado no bairro Rodolfo Teófilo, na Capital, pode receber dois postos da Guarda Municipal. Conforme o reitor Custódio Almeida, o planejamento está sendo realizado em conjunto com a Prefeitura de Fortaleza.

Estudantes denunciaram uma onda de assaltos que vem aumentando o clima de insegurança nos arredores do campus. Os alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia planejaram uma manifestação por mais segurança.

“A Guarda Municipal tem articulação com a Polícia, pode prender e encaminhar. A decisão imediata foi encontrar esses locais para instalar dois postos da Guarda, provavelmente nesses pontos onde há mais reclamações”, afirma Custódio Almeida.

Dentro dos ambientes da universidade, a segurança é de responsabilidade da instituição. No entanto, o reitor relembra que as ruas externas são policiadas pelo poder público.

“A gente está dentro de um bairro aberto. Onde a insegurança ocorre? Nos trajetos externos. Quando um estudante sai da Medicina para ir ao Restaurante Universitário tem que caminhar quatro quadras. Nesse trajeto eles reclamam que para moto para pegar o celular, bicicleta com pessoas armadas”, explica.

Procurada, a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) afirmou por meio de assessoria que não tem conhecimento sobre o assunto.

Por nota, a Universidade Federal do Ceará informa que, "neste momento, a possível instalação de postos da Guarda Municipal no entorno do Campus do Porangabuçu é objeto de tratativas entre a UFC e a Prefeitura de Fortaleza, devendo ser encaminhada nas próximas semanas".