Projeto leva música e afeto a pacientes do Hospital Geral de Fortaleza

Programação na unidade de saúde ocorre duas vezes por semana e é realizada por trabalhadores do HGF

14:02 | Jan. 13, 2024

Por: Mario Henrique Lima
"Afinados com a Saúde": grupo toca para os pacientes e funcionários do HGF duas vezes por semana (foto: Divulgação)

Todas as terças e sextas-feiras, as manhãs no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) ficam mais "musicais". O grupo "Afinados com a Saúde" foi criado durante a pandemia de Covid-19, em 2021, por Elenir Pereira, teóloga que diz ter muita identificação com o HGF. “Sempre me identifiquei muito com o HGF, está na alma da gente. Costumo dizer que quem chega aqui precisa amar essa Casa.”

É assim que Elenir chama o hospital: casa. Sempre muito engajada com as causas religiosas, desde 1984 ela trabalha no HGF. Um dos projetos mais recentes, "Afinados com a Saúde", conta com médicos e equipe administrativa do hospital que tenham alguma sensibilidade para a música.

Para as apresentações, o grupo usa violino, violão, teclado e saxofone. O projeto ocorre duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, das 10h às 11 horas. “Atualmente, temos 13 pessoas, e é muito bom ter o apoio das chefias dos setores nesse trabalho”, afirma Elenir.

Ela conta que sempre foi muito apaixonada por música. “Acho que foi Deus que deu aquele estalo de fazer alguma coisa que eu goste de fazer, e vi que através da música isso seria possível. E como eu gosto do coletivo, fui atrás das pessoas que poderiam estar fazendo o projeto comigo. A parceria com esses colegas de talento foi muito especial”, complementa.

Além da parceria com os colegas do hospital, o objetivo central do "Afinados com a Saúde" é oferecer aos usuários, acompanhantes e profissionais do HGF momentos de alegria.

Por meio da música, o projeto desempenha um papel importante no tratamento humanizado desses pacientes, outra causa que Elenir se sente vocacionada.

“É necessário algo que ajude a crescer e ser alimentada na fé, na religiosidade, além dos medicamentos e cuidados. Não só a música, mas os outros eventos que fazemos aqui, como o aniversário de alguns pacientes.”

Ela ressalta que gosta de trabalhar em grupo: "Nosso papel enquanto estivermos vivos é o de servir. “É importante que essa pessoa se sinta acolhida e cuidada por todos que estamos aqui. Estar aqui é estar a serviço do outro”.