Após chuvas, túnel da Alberto Sá é bloqueado nos dois sentidos mais uma vez

A última vez em que o trecho foi interditado foi no início de maio. Na ocasião, a Prefeitura informou que os quadros elétricos responsáveis pelas bombas de drenagem do túnel havia sido furtados

09:53 | Jun. 01, 2022

Fortaleza, Ce, BR 29.03.22 Chuvas - Alagamento no Túnel Beni Veras no Bairro Papicu (Fco Fontenele/O POVO) (foto: FCO FONTENELE)

O túnel Beni Veras, na avenida Alberto Sá, está bloqueado nos dois sentidos na manhã desta quarta-feira, 1º. Até as 9 horas, o maior acumulado registrado em Fortaleza foi de 38 mm – o registro é referente às chuvas que caíram na Capital entre as 7h de ontem e as 7h de hoje. Nesta manhã, pelo menos nove cruzamentos precisaram de apoio de agentes de trânsito por causa de problemas nos semáforos.

Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) orienta que o condutor que trafega no sentido Papicu deve seguir pela pista lateral do equipamento e acessar a Via Expressa. Quanto ao sentido Aldeota, a orientação é seguir por cima do viaduto, retornar pela própria avenida e pegar a avenida Engenheiro Santana Júnior e a rua Professor Sila Ribeiro. Agentes da Autarquia estão no local.

A última vez em que o trecho foi interditado foi no início de maio. Na ocasião, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Gestão Regional (Seger), informou que os quadros elétricos responsáveis pelo acionamento das bombas de drenagem do túnel haviam sido alvos de vandalismo, com os equipamentos elétricos sendo furtados. A situação é frequente no local. 

O equipamento, inaugurado em 2019, tem enfrentado problemas desde que foi liberado para tráfego. O túnel custou R$ 67 milhões. Parte do investimento veio da Caixa Econômica Federal, por meio de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O restante foi oriundo de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza.