Professores realizam ato pela convocação de profissionais da Educação em concursos municipais

Grupo esteve reunido em frente ao Paço Municipal como forma de chamar atenção da Prefeitura de Fortaleza

14:28 | Jul. 23, 2021

Manifestação reuniu profissionais da educação em frente ao Paço Municipal (foto: Reprodução Whatsapp)

Um grupo formado por profissionais de educação realizou protesto em prol da convocação de professores que realizaram concursos públicos para os dois últimos editais ofertados em Fortaleza. A manifestação aconteceu em frente ao Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira, 23.

Sem previsão da convocação de parte dos profissionais que participaram dos editais 2019/2020 e 2020/2021, o grupo decidiu tentar chamar a atenção dos gestores municipais. A categoria alega que, no último edital, alguns professores que atingiram 50% de acerto na avaliação (percentual que sinaliza aprovação, de acordo com o grupo) não foram sequer convocados para ocuparem a vaga de professores reserva.

"O que nós estamos reivindicando aqui é que a gente entre na lista dos classificados. Estamos fora, estão limitando. No edital diz que são mais de 5 mil vagas e sabemos que a Prefeitura sempre tem muitas vagas", explica Maria Marta Gondim, professora substituta da rede de ensino de Fortaleza.

A também professora da rede municipal, Tatiane Costa Nogueira, alega que o quadro de aprovados ainda não está completo. "Essa seleção de substitutos abriu dois editais, onde o informe foi único de 5.198 vagas. Essas vagas eram para suprir a carência dos professores em Fortaleza. Porém, dessas 5.198, ficaram faltando 790 para cumprir todo o quadro de aprovados", destaca.

LEIA TAMBÉM| Confira como fica o funcionamento dos setores econômicos com novo decreto no Ceará

De acordo com Tatiane, 308 profissionais de educação foram selecionados, mas nem todos tiveram o processo de admissão finalizado para que pudessem iniciar os trabalhos. A professora explica que tentou dialogar com os gestores municipais, mas não obteve resposta.

SME e Imparh

 

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o caso deve ser tratado com o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), já que as questões reivindicadas envolvem assuntos do edital e processo seletivo, sendo o instituto responsável pela seleção.

Em nota, o Imparh informa aos candidatos inscritos na Seleção Pública para Professor Substituto (Editais 19/2021 e 20/2021) que "o resultado final deverá ser publicado em breve. A partir dessa publicação, a Secretaria Municipal da Educação (SME) poderá dar início ao processo de convocação, obedecendo todos os critérios previstos nos Editais citados anteriormente".

O instituto afirmou que zela "pela uniformidade de procedimentos e pelo pronto atendimento a todos os candidatos", e colocou-se à disposição dos candidatos para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários.

LEIA TAMBÉM| 18 pessoas são presas em ofensiva contra crimes e facções em Caucaia