Maior faixa de pedestres do País deve ser concluída em Fortaleza até segunda, 31

AMC começa a instalar nesta sexta-feira, 28, faixa de pedestre na av. Tristão Gonçalves com rua Liberato Barroso. O objetivo é reduzir acidentes e mortes no bairro

15:17 | Mai. 28, 2021

Além da faixa de pedestre no local, AMC aumentará a área da calçada por meio de cores chamativas (foto: BARBARA MOIRA)

Atualizada às 20 horas

O Centro da Cidade de Fortaleza receberá, na noite desta sexta-feira, 28, a maior faixa de pedestres do País. Com  40 metros de extensão, a faixa tem prazo de conclusão previsto para a próxima segunda-feira, 31. A instalação do dispositivo será na av. Tristão Gonçalves com rua Liberato Barroso.

Além disso, a nova sinalização de segurança contará com o aumento da área da calçada por meio de cores chamativas. A implantação, por parte da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), tem o objetivo de reduzir acidentes e mortes no bairro.

Considerando que o Centro de Fortaleza é um dos bairros mais movimentos da cidade pela oferta de comércios e serviços, foram registrados 5.943 mil acidentes nos últimos cinco anos. Nesses sinistros, 2.838 mil pessoas ficaram feridas, sendo que em 489 os casos foram de ferimentos por atropelamento. Ao todo, foram 47 mortes por atropelamento no bairro, nos últimos cinco anos. 

LEIA MAIS | Novo projeto de trânsito prevê velocidade de 30km/h para vias do Centro de Fortaleza
+ Obras no início da BR-116 deixam trânsito lento nesta manhã

Ainda, estima-se que diariamente são realizadas 216 mil viagens ao Centro. Nessas viagens, a AMC aponta que 66% das pessoas utilizam ônibus, metrô, bicicletas ou fazem o trajeto a pé. Por isso, a av. Tristão Gonçalves também deve receber, na semana seguinte à implantação da faixa, uma ciclofaixa ligando a av. Duque de Caxias até a rua Castro e Silva, totalizando 1,5 km de extensão.

De acordo com Juliana Coelho, superintendente do órgão, existe a necessidade de criar condições de deslocamento seguro principalmente aos usuários mais vulneráveis a acidentes, pois segundo os dados do Relatório de Segurança Viária de 2020, 33,7% dos pedestres acidentados morreram e 11,2% ficaram feridos.

Confira as fotos da av. Tristão Gonçalves com rua Liberato Barroso, nesta sexta, 28: