Escolas expandem funcionamento nesta semana em Fortaleza

Expansão de atividades das escolas privadas começou nesta segunda-feira, 12, em Fortaleza. Já as escolas públicas seguem fechadas

20:21 | Abr. 12, 2021

Escolas devem seguir adotando protocolos sanitários, enfatiza Sinepe (foto: Barbara Moira)

Nesta segunda-feira, 12, as escolas privadas iniciaram a expansão das atividades presenciais para turmas com alunos de 4 a 5 anos do ensino infantil, assim como para os 1º e 2º anos do ensino fundamental. Elas estão autorizadas a funcionar com 35% da capacidade total. Já as escolas públicas seguem fechadas.

A fisioterapeuta Paula Maia era uma das mães que aguardavam o filho sair do colégio. Mesmo diante dos riscos impostos pela pandemia, Paula acredita nos cuidados tomados pelas instituições de ensino.

"A gente ainda não sente que está muito tranquilo, não está 100% seguro como estaria em casa, mas as escolas estão adotando uma política de cuidado com as crianças. Sempre obedecendo as normas, isso deixa a gente mais tranquilo, fico mais segura de poder mandar meu filho", relata.

A mãe conta que os cuidados sempre são repassados ao filho antes de deixá-lo na escola.

"Sempre mandamos com o álcool em gel, além de sempre aferir a temperatura antes de sair de casa. Toda vida orientamos que deve ser feita a troca da máscara e que se evite falar muito perto dos amigos, esse tipo de coisa", explica.

O comerciante Vanci Júnior, que também estava na calçada do colégio, conta que foi até o local apenas para receber o material da filha, já que a turma dela ainda não foi liberada de forma presencial. O pai entende que o momento ainda pede cautela.

"Está tudo bem, graças a Deus. Minha filha não está vindo porque ela é do 3º ano. Eu estou aqui apenas para receber os livros dela. Acho que se a turma dela tivesse voltado eu escolheria deixá-la em casa mesmo, a coisa ainda está muito difícil. Temos que entender, sei que não podemos parar, vamos aos poucos", relata.

LEIA TAMBÉM | Detran-CE retoma atendimentos presenciais com agendamento a partir de terça-feira, 13