Longas filas se formam em barreiras sanitárias nas saídas de Fortaleza
A entrada e saída de veículos em Fortaleza, é autorizada apenas para deslocamentos em casos de saúde, moradia, trabalho transporte de cargas ou outras situações que estarão previstas no decreto
12:01 | Fev. 12, 2021
Longas filas de veículos se formaram na manhã desta sexta-feira, 12, com as barreiras sanitárias montadas para evitar o trânsito de pessoas no período de Carnaval no Ceará. A entrada e saída de veículos em Fortaleza são autorizadas apenas para deslocamentos em casos de saúde, moradia, trabalho, transporte de cargas ou outras situações que estarão previstas no decreto. Em uma das barreiras, sentido crescente Fortaleza - Interior, na BR-116, altura do km 17, o congestionamento alcançou dois quilômetros.
São oito barreiras ao todo, três montadas e administradas pela Guarda Municipal de Fortaleza. Em outro ponto da Capital, mais um longo congestionamento se formou, dessa vez, na Barra do Ceará, no acesso entre Fortaleza e Caucaia. Além das barreiras, está suspenso transporte intermunicipal de passageiros, individual ou coletivo, regular e complementar. Apenas transporte metropolitano será mantido. As regras valerão de sexta-feira, 12, até a Quarta-Feira de Cinzas, 17.
Para o monitoramento, foram montadasestruturas com postos de observação da Guarda Municipal de Fortaleza, bases móveis e a Plataforma de Observação Elevada (POE), com câmeras ligadas ao sistema de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Segundo a Prefeitura, as barreiras vão atuar 24 horas em pontos estratégicos que dão acesso à Capital.
São oito guardas municipais por turno atuando. Participam da operação as equipes da Coordenadoria de Proteção Comunitária (Copcom), da Coordenadoria de Inspetorias Especializadas (Coesp) e do Grupo de Operações Especiais (GOE).
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também está nos locais da operação verificando os motivos dos deslocamentos e realizando a vistoria das condições dos veículos e condutores. A superintendente do órgão , Juliana Coelho, explica que os engarrafamentos acontecem justamente porque os agentes precisam realizar as abordagens aos motoristas. "A gente tem que pedir paciência e compreensão das pessoas, o engarrafamento [acontece] de forma natural, porque a gente tá precisando fazer essa situação mais ostensiva para ter esse controle de entrada e saída do município. Tem que pedir a compreensão das pessoas que evitem justamente esse deslocamento para gente conter aglomeração", ressaltou.
Em outros pontos de Fortaleza, que seriam pontos de aglomerações na época de Carnaval, como Praça da Gentilândia, no Benfica, o Mercado dos Piões e no Aterro da Praia de Iracema já estão sendo fiscalizados para coibir a concentração de pessoas. Entre as barreiras e as fiscalizações pela cidade devem atuar 200 agentes da autarquia.
Para passar pelas barreiras, as pessoas deverão portar a documentação que comprove a necessidade, como boletos de água ou luz, carteira de trabalho, crachá da empresa, agendamento ou pagamento do hotel, laudos ou atestados médicos.
Caso não seja possível comprovar o motivo da entrada e o condutor se recusar a voltar, o motorista poderá ser conduzido para a delegacia, passível de punição por desrespeito ao decreto. "Se esse deslocamento for, simplesmente por questão de lazer no final de semana, por questão de deslocamento a passeio, realmente a gente não vai poder permitir em nome da saúde de todos", ressaltou o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Holanda.
Segundo ele, até o momento nenhuma ocorrência desse tipo e os agentes esperam a colaboração dos condutores. "Nesse momento, a gente precisa desse comprometimento, desse entendimento e da parceria da população. A gente sabe que não é uma situação fácil. Então a gente conclama as pessoas. Só tentem sair ou entrar no município de Fortaleza se realmente tiverem uma necessidade", afirmou.
LEIA MAIS: Entrada e saída de Fortaleza deverá ser justificada por documentos
Mais informações em instantes
Com informações do repórter Ítalo Cosme