Pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima pede mais cuidado e vacina para todos

Padre Francisco Ivan de Sousa disse que celebrar o Natal nesse clima de pandemia não é tão fácil, no entanto há uma esperança maior de superar este momento

19:44 | Dez. 25, 2020

A celebração teve início às 17 horas, com público interno e externo respeitando as medidas sanitárias contra a Covid-19, utilizando máscaras e respeitando o distanciamento social (foto: Júlio Caesar/O POVO)

Durante a celebração da Missa de Natal no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, nesta sexta-feira, 25, o padre Francisco Ivan de Sousa da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, pediu mais cuidados para as pessoas em relação às medidas de proteção da Covid-19. O pároco também pediu para que vacina contra o novo coronavírus chegue logo e para todos.

Em uma mensagem para os fiéis presentes na missa, o padre disse: “Que a vacina chegue logo e chegue para todos. Precisamos ter mais cuidado. Que estejamos vivos, com a graça de Deus. Lembro dos mortos da Covid-19, de outras doenças, e dos aniversariantes". A celebração teve início às 17 horas, com público interno e externo respeitando as medidas sanitárias contra a Covid-19, utilizando máscaras e seguindo o distanciamento social.

Leia Também | Confira a programação de missas de Natal e Ano Novo em Fortaleza e Região Metropolitana

Segundo o padre Ivan, celebrar o Natal nesse clima de pandemia não é tão fácil para a gente. “Todos os protocolos estão sendo seguidos e todas as exigências. O Natal é família e sobretudo o saber. Nós temos uma esperança maior que a gente vai superar isso. A vacina vai chegar e a gente precisa tá vivo, então é preciso ter cuidado”, destaca.

Em relação à conscientização do público, o pároco disse que é um trabalho que já vem sendo feito há muito tempo. “Há muito tempo que a gente vem seguindo os protocolos, como a questão do distanciamento social e ajudando para que todos entendam que a máscara, o álcool em gel, o distanciamento são importantes para que a gente possa superar isso. Aos poucos as pessoas vão assimilando. Hoje a gente já vive de forma mais organizada”, informa.

Leia Também | Tradicional Celebração da Luz é realizada em novo formato por causa da pandemia

Apesar de ocupação da igreja ser limitada em virtude dos protocolos de combate ao novo coronavírus, a presença de fiéis foi intensa na celebração. Para o motorista de aplicativo Sérgio Brito, de 43 anos, hoje foi o dia em que ele sentiu que precisava estar na celebração. “Eu senti hoje que era o dia. Todo dia 13 eu tô aqui assistindo, só que no Natal é difícil eu vir assistir, mas hoje me tocou no coração e eu vim. Apesar da pandemia, tento tá aqui todo dia 13. Mas quando encerrar a missa, vou voltar a trabalhar normalmente”, relata.

Já para a cuidadora de idosos Suzana Pinheiro Nogueira, de 51 anos, o principal motivo de estar na missa é pelo nascimento de Jesus, data celebrada no Natal. “Está aqui representa tudo na minha vida, estar perto de Deus. Aqui eu me sinto muito bem, é o melhor lugar para mim, é a igreja. Todo dia 13 eu estou aqui com a minha mãe, minha companheira eternamente”, disse.

Protocolos

As celebrações ocorrem conforme as normas aplicadas desde agosto pela Arquidiocese de Fortaleza, seguindo o Decreto Estadual. Entre elas, estão: ocupação limitada (a disponibilização de vagas se dá por ordem de chegada); os fiéis devem se sentar em bancos alternados com distanciamento de dois metros, salvo aqueles da mesma família, que podem ocupar o mesmo espaço; para entrar na igreja, o fiel deve usar máscara e aferição de temperatura corporal deve ser feita antes de entrar no local.

Veja fotos da movimentação da missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Com informações do repórter Ítalo Cosme