Prefeitura lança ferramenta online para consulta de dados sobre bairros de Fortaleza
A novidade é um trabalho do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e deve ajudar na orientação de novas políticas públicas para a cidade
12:22 | Dez. 23, 2020
O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), ligado à Prefeitura de Fortaleza, lançou uma ferramenta online onde disponibilizar dados socioeconômicos e cartográficos sobre os bairros da Capital. Conforme o Instituto, ideia surgiu a partir de uma demanda crescente, tanto da população quanto do poder público, pelas informações organizadas. Chamada de "Fortaleza nos Bairros", a plataforma pode ser acessada aqui.
A ferramenta ainda está em construção, mas já reúne dados específicos sobre cada um dos 121 bairros de Fortaleza, retratando sua dinâmica, a oferta e disponibilização de equipamentos públicos existentes em cada um deles (municipais, estaduais e federais). Larissa Menescal, analista de planejamento do Iplanfor, contou ao O POVO, que a plataforma deve ajudar na orientação de novas políticas públicas para a Cidade. "Tem a facilidade de acesso à informação, na orientação de políticas públicas, decisão de instalação de novos equipamentos, facilidade na orientação das tomadas de decisão para o planejamento da Cidade", elenca Larissa.
O Iplanfor ainda lembra que os dados poderão ser úteis tanto para o público interno da Prefeitura (arquitetos, economistas e técnicos) como externo, permitindo que a população conheça os equipamentos existentes em seus bairros ou territórios. "É uma plataforma pronta para ser alimentada continuamente. A gente tem coletado essas informações através de secretarias, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos sites de outros sistemas da Prefeitura", explica a analista.
As primeiras informações do "Fortaleza nos Bairros" foram divididas em nove temáticas: População; Meio Ambiente; Saúde; Educação; Proteção Social; Mobilidade; Infraestrutura e Legislação; Economia; Cultura e Lazer. Como a ferramenta ainda está em construção, por isso é definida como uma versão-piloto, ela traz neste início as informações básicas de cada bairro, como IDH (índice de Desenvolvimento Humano), população, densidade, área e perímetro, e a qual das 12 regionais ou 39 territórios o bairro pertence, dentre outras informações.
O "Fortaleza em Bairros" é um trabalho conjunto entre as diretorias de Planejamento (DIPLA) e de Sistemas de Informações do Iplanfor (DISIN) - esta última por meio da equipe formada por Augusto Feitosa, Leonardo Alves e Sérgio Pires, que transformaram as demandas técnicas nos diversos instrumentos de consulta. Larissa Menescal define o projeto como uma "ferramenta de transparência, acesso à informação e fluidez na comunicação".
Conflitos cartográficos
Antes da ferramenta ser finalizada, as equipes de trabalho precisaram alinhar os dados sobre os bairros, pois havia forte conflito cartográfico. Isso significa que diferentes órgãos, como IBGE, Correios e secretarias municipais e estaduais, tinham diferentes mapas, o que colocava alguns equipamentos em bairros ou territórios diferentes, ou eles apareciam em mais de um bairro. De acordo com Larissa Menescal, analista de Planejamento do Iplanfor, isso fragilizava os dados socioeconômicos, censitários, "onde a precisão dessas informações é muito importante para orientar políticas públicas".
Desde 2018, técnicos do Iplanfor vinham trabalhando para identificar esses conflitos. Criou-se, então, dentro do instituto, uma equipe de trabalho para organizar esses dados e, a partir de um alinhamento, feito em setembro de 2019, que envolveu diferentes instituições (IBGE, Correios, universidades e secretarias de governo), foi lançado um decreto que unificou as bases cartográficas de Fortaleza. Após isso, as equipes conseguiram terminar a ferramenta. Os dados devem servir para embasar projetos de órgãos públicos, tanto de Fortaleza como do governo do Estado, bem como as discussões nos territórios.
LEIA TAMBÉM | Fortaleza se torna a maior economia do Nordeste