SAP realiza estudo do protocolo de visita nos presídios para evitar proliferação do coronavírus

O estudo deve ser finalizado em agosto, no entanto não há confirmação da data em que as visitas voltarão a acontecer

17:27 | Ago. 19, 2020

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) estuda um protocolo para o retorno da visita de internos nas penitenciárias cearenses com o objetivo de evitar a proliferação do Coronavírus nas unidades. O estudo deve ser finalizado em agosto, no entanto, não há confirmação da data em que as visitas voltarão a ocorrer. A informação foi obtida por meio da assessoria de comunicação da SAP nesta quarta-feira, 19. As visitas foram suspensas no começo de abril.

O estudo que envolve segurança e saúde será anunciado com detalhes. Antes da Pandemia da Covid-19, as unidades penitenciárias do Ceará recebiam, nos dias de visita, uma média de quatro mil pessoas. Um aviso foi divulgado aos parentes dos internos com atualizações inciais sobre visitação.

Na manhã desta quarta-feira, 19, familiares de internos reuniram-se na frente da Procuradoria Geral de Justiça para uma manifestação. A mobilização foi um protesto contra violência contra internos, transferências e falta de comunicação. Além da reivindicação por fiscalização nas unidades prisionais. No dia 16 de julho houve outra manifestação.


No mês de maio 52 presos testaram positivo para coronavírus no Ceará. O maior foco de casos entre internos, na época, estava no Instituto Penal Feminino, havia confirmação de 28 internas com Covid-19. Para amenizar a suspensão dos encontros presenciais, a SAP criou um projeto chamado "Mensagem de Amor". A partir do início da pandemia até o dia 1º de junho foram contabilizadas quatro mil interações por meio de cartas. 

Em julho, a SAP divulgou que haviam 19 internos na enfermaria com quadro leve e moderado da doença e outros cinco em isolamento e observação no Interior. Três internos morreram vítimas do coronavírus em quatro meses de pandemia. 22 policiais penais foram afastados para tratamento da doença. A Secretaria realizou 5.3952 testes entre os servidores, internos e policiais penais.