Pacientes do Hospital Dr. Waldemar Alcântara recebem visita de voluntários do Natal de Amor

O Natal de Amor é realizado a cada ano, no dia 25 de dezembro, por meio de voluntários que se reúnem para visitar pacientes em hospitais da rede de saúde pública de Fortaleza e da região metropolitana

14:25 | Dez. 26, 2019

Na sua 23ª edição, o projeto Natal de Amor continua a desenvolver ações solidárias com o objetivo de levar mensagens de fé, esperança e alegria para quem precisa (foto: Divulgação)

Voluntários do projeto Natal de Amor estiveram na tarde dessa quarta-feira, 25, visitando os leitos do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, de Messejana, para levar esperança e felicidade aos pacientes da unidade de saúde. Os corredores do hospital foram tomados por coro de vozes com canções natalinas e mensagens de solidariedade. Para a coordenadora do grupo, Cristiane Santiago, o que une os pacientes e voluntários é a música, que proporciona emoção, alegria e fé.

O auxiliar de prótese dentária, Jean Santiago, é voluntário do projeto Natal de Amor há oito anos. Durante a visita, ele esteve distribuindo presentes e conversando com os enfermos do hospital. “A gente sabe que passar o Natal no hospital não é bom, por isso tentamos fazer o melhor para eles”, diz Jean. Ele relata que a emoção dos pacientes é tão contagiante, que quem participa do evento uma vez não consegue deixar de ir em outras edições.

O Natal de Amor trouxe conforto para as famílias, que durante o período de internação e tratamento de seus parentes, convivem com a difícil rotina do ambiente hospitalar. Esse é o caso de Jamira Moura, de Icó. Ela veio de um município tão distante de Fortaleza para cuidar do filho Raymundo Emanuel, de 4 anos, que está internado na unidade de cuidados especiais (UCE) pediátrica. “Esse natal foi mais animado, mais especial”, comenta Jamira em relação ao carinho que recebeu dos voluntários.

As crianças da unidade receberam carinho e presentes das mãos do Papai Noel e de sua ajudante. De acordo com a enfermeira da UCE Pediátria, Patrícia Ferreira, esse tipo de ação tem um impacto positivo na rotina dos pequenos pacientes. “Na nossa unidade, há crianças que passam de um a dois anos internadas e junto com eles os acompanhantes também se internam. Em uma data tão significativa quanto essa, o amor e carinho dedicados a eles é fundamental”, reflete a enfermeira.

A celebração promovida pelo Natal de Amor, contagia até mesmo quem estava a trabalho no local. Para o cuidador José Ivo Vitorino, que está há 40 dias acompanhando um paciente internado no hospital, a presença dos voluntários traz “uma alegria no coração”. E mesmo passando o Natal longe de casa e da família, ele afirma que o seu trabalho é cuidar de quem precisa. “O motivo de eu não ter ido para casa é que eu pensei que ia ter muita gente no leito precisando de um ‘Feliz Natal’, um abraço, um motivo para sorrir e ouvir que Jesus a ama”, relata José.

Projeto Natal de Amor

O Natal de Amor é realizado a cada ano, no dia 25 de dezembro, por meio de voluntários que se reúnem para visitar pacientes em hospitais da rede de saúde pública de Fortaleza e da região metropolitana. Na sua 23ª edição, o projeto continua a desenvolver ações solidárias com o objetivo de levar mensagens de amor, esperança e alegria para quem precisa.

Todos os anos, cerca de 800 pessoas participam da ação solidária. De acordo com a coordenadora Cristiane Santiago, neste ano foram divididos 15 grupos para promover o evento em 26 instituições de saúde e acolhimento.