Desvio em via de acesso à avenida Alberto Craveiro começa nesta segunda e dura 15 dias

A intervenção, na rua Pedro Dantas, faz parte da requalificação e duplicação da avenida Alberto Craveiro e inclui serviços de drenagem e pavimentação

14:12 | Nov. 11, 2019

Cruzamento da rua Pedro Dantas com a avenida Alberto Craveiro, no bairro Dias Macedo, será fechado para concluir obra. (foto: MAURI MELO/O POVO)

Desvio para realização de obras em via que dá acesso à avenida Alberto Craveiro, no bairro Dias Macedo, começa nesta segunda-feira, 11, e vai até o dia 26 deste mês. A intervenção, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), contemplará serviços de drenagem e pavimentação da rua Pedro Dantas e faz parte do pacote de medidas para duplicação e requalificação da Alberto Craveiro.

Para o comerciante Edivaldo Lopes, a intervenção vai atrapalhar a logística de funcionamento da empresa. Ele trabalha com fabricação e manutenção de máquinas que fazem filtragem de água e a intervenção atrapalhará tanto o recebimento de peças quanto a entrega dos produtos após a execução do serviço.

Edivaldo ainda lamenta que a poeira ocasionada pela obra tem causado transtornos para a produção. “A gente trabalha com inox e tem que tá tudo limpo. Estamos nesse galpão há três meses e a obra não anda. Quando a gente acha que vai melhorar infelizmente tá é piorando, só aumenta a poeira aqui”.

O aumento do número de acidentes na região também é uma reclamação do homem, especialmente após as 20 horas, horário em que os guardas da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) deixam o local. “Não tem olho de gato, não tem cone refletivo, tá complicado”. O POVO contatou o órgão mas não obteve resposta até a publicação dessa matéria.

De acordo com o coordenador de obras da Seinf, Guilherme Gouveia, essa intervenção é necessária para solucionar o alagamento em uma área que tradicionalmente causa transtornos no período de chuva. “Nesse ponto, construiremos uma galeria de drenagem de concreto, que funciona para acumular água e escoar para outro lugar mais adequado, que no caso será o riacho Martinho”, argumenta.

O riacho começa no sangradouro do açude Osmani Machado e passa pelos bairros Mondubim, Parque Dois Irmãos, Passaré, Serrinha, Dendê, Castelão e Dias Macedo, onde ainda recebe efluentes de outros riachos menores. O técnico da Seinf alega que não há problema ou riscos em destinar a água fluvial para o curso de água.

As intervenções na Alberto Craveiro e do viaduto sobre a BR-116, em Fortaleza, tem destinação de orçamento de cerca de R$ 20 milhões e prazo para conclusão para até julho de 2020.

Orientações para motoristas

A opção de desvio para quem segue na avenida Alberto Craveiro (sentido Aldeota/Dias Macedo) é dobrar à direita na avenida Senador Carlos Jereissati, efetuar o primeiro retorno existente nesta via e entrar à direita na rua Neném Gonçalves para acesso ao bairro.

Já o condutor que se encontra no bairro Dias Macedo e deseja ir em direção ao Castelão, a alternativa é seguir pela rua Pedro Dantas, dobrar à esquerda na rua João Fonseca, à direita na avenida Senador Carlos Jereissati e à direita novamente na avenida Alberto Craveiro utilizando a alça lateral que será desbloqueada.

Já quem precisa se deslocar com destino à Aldeota deve utilizar o viaduto da avenida Senador Carlos Jereissati e acessar a avenida Raul Barbosa.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) ainda orienta que os veículos provenientes da avenida Doutor Silas Munguba, que utilizam a avenida Marechal Bittencourt para acessar a avenida Alberto Craveiro em direção à Aldeota, permaneçam na avenida Silas Munguba até a rotatória do Castelão.

Durante o período das 6 horas às 21h, a rua João Fonseca irá operar em sentido único de circulação (bairro/Avenida Senador Carlos Jereissati), seguindo a orientação dos agentes de trânsito. O sentido da avenida Alberto Craveiro (Castelão/Aldeota) permanece inalterado.