Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Há seis meses em obra, avenida Alberto Craveiro tem duas faixas bloqueadas

Na via, está prevista a instalação de novas paradas de ônibus, construção de calçadas, ciclovia e pavimentação asfáltica. De acordo com a Secretaria da Infraestrutura, as obras devem ser entregues em maio de 2020
13:11 | Out. 02, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde maio deste ano, a região próxima ao atacadista Makro, convive com obras de ampliação de viaduto da BR-116. Perto de completar um semestre desde o início das obras, a avenida Alberto Craveiro tem trechos bloqueados em duas das suas seis faixas - uma em cada sentido. O estreitamento delimitado por gelos-baianos acontece desde essa terça-feira, 1º, e é feito por uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), atualmente as equipes trabalham na finalização das fundações do novo viaduto e no içamento das vigas. Por volta das 9h30min desta quarta-feira, 2, o fluxo de veículos permanecia intenso, principalmente no sentido Centro, como é rotina na região.

A supervisora acadêmica Mara Milfont aguardava seu ônibus na parada logo em frente ao Makro e relatou ao O POVO Online que o trânsito "fica ruim na região desde as 6h30min até as 20h". Moradora da região há oito anos, ela espera que a obra resolva as questões de mobilidade e também de alagamentos e segurança viária. "Fizeram obras e até tentaram colocar semáforos. Com essa passarela está melhor, mas ainda precisa melhorar."

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esta também é a esperança de Agda Xeres, de 66 anos, que esperava pelo transporte coletivo para voltar para casa na avenida Rogaciano Leite. "Diariamente eu vou de casa para a casa de minha mãe, no José Walter. Desço aqui para pegar outro ônibus e é sempre esse trânsito." Ela conta que o fim da tarde é o pior momento. "Chego a ficar meia hora dentro do ônibus só entre a bifurcação (com a avenida Senador Carlos Jereissati) até esse ponto aqui."

O chamado viaduto do Makro recebe em média 76 mil veículos por dia, sendo a via municipal com maior fluxo, conforme a Prefeitura. Considerada como uma das vias mais importantes de Fortaleza pela conexão de turistas a pontos da região hoteleira, é também trecho por onde passam 12 linhas de ônibus. O viaduto ainda conecta a região a bairros como Centro, José Walter, Parangaba e Papicu.

Obras no viaduto

As obras consistem na duplicação do viaduto existente sobre a BR-116 que liga as avenidas Raul Barbosa e Alberto Craveiro. No local está sendo construído um novo viaduto que passará a contar com oito faixas de tráfego, sendo quatro por sentido - o dobro do atual. Haverá ainda uma ciclofaixa bidirecional e nova iluminação.

Na avenida Alberto Craveiro, está prevista a instalação de novas paradas de ônibus, construção de calçadas, ciclovia e pavimentação asfáltica.

De acordo com a Seinf, as obras devem ser entregues em maio de 2020 e vão possibilitar mais fluidez no local, permitindo a ligação de importantes pontos de acesso da cidade, como o Aeroporto Internacional Pinto Martins e a Arena Castelão. No total, serão investidos aproximadamente R$ 20 milhões, liberados pela Caixa Econômica Federal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar