Confira dicas para as provas de Matemática e Ciências da Natureza no Enem 2019

Professores destacam estratégias sobre como fazer as provas, os conteúdos mais prováveis de cair e dão orientações para relaxar e estar bem no dia do Exame

10:38 | Nov. 09, 2019

O primeiro dia de prova do Enem 2019 foi no domingo, 3/11 (foto: FÁBIO LIMA/O POVO)

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima para os mais de 231 mil estudantes cearenses que compareceram no primeiro dia de exame, no último domingo, 3. O período entre as provas deve ser utilizado para revisar conteúdos importantes, além de relaxar e buscar estratégias para driblar a ansiedade. Neste domingo, 10, os estudantes terão cinco horas para resolver 90 questões das áreas de Ciências da Natureza e de Matemática. O tempo deverá ser administrado com cautela pelos candidatos e dicas simples podem fazer diferença.

A estudante Ingryd Sousa, 20, considera a prova de Natureza mais tranquila por existirem temas associados ao cotidiano. Sobre a prova de Matemática, ela aguarda principalmente questões de raciocínio lógico. “Espero que a prova não tenha muitas mudanças nos conteúdos que são cobrados”, afirma. Ingryd pretende cursar Arquitetura ou Design, e para relaxar antes da prova ela planeja dormir bem no dia anterior.

Para Valéria Morais, 20, que trabalha e estuda todos os dias, revisar os conteúdos específicos para o Enem é uma tarefa difícil. Ela já cursa Administração à distância na Uniasselvi e sonha entrar para o curso de Pedagogia. “O que me preocupa mais é a falta de tempo para marcar o gabarito. Outra preocupação também é a ansiedade e a pressão gerada”, comenta.

LEIA TAMBÉM:

Quiz online ajuda estudantes na reta final do Enem

Revezar os cadernos para evitar o cansaço

A prova de Matemática é vista como a mais cansativa para muitos estudantes. Isso porque é três vezes maior do que as outras, com 45 questões. Enquanto isso, o caderno de Ciências da Natureza se divide entre Biologia, Física e Química. O professor Diego Viug, da plataforma online de ensino ProEnem, sugere que os alunos se revezem entre os dois cadernos para evitar o cansaço mental. “A ideia é que o aluno identifique em cada página o conteúdo das questões. Viu uma questão de regra de três, faz essa que é mais fácil. Olhou outra que é de logaritmo, um tema que o aluno pode não dominar, salte aquela questão”, orienta.

LEIA TAMBÉM: 

Entenda como são elaboradas as questões do Enem

Biologia, Física e Química

Cícero Matos, professor de Biologia na Escola Estadual Professor Antônio Valmir da Silva, em Caucaia, aconselha os alunos a recuperarem questões dos anos anteriores do Enem. “As questões da área de biologia são bastante contextualizadas e estão sempre ligadas ao cotidiano. O estudante deve entender a parte biológica e associar com o seu conhecimento prévio adquirido”, observa.

Na prova de Física, o professor Diego Leitão, instrui o participante a começar pelas questões que o deixam mais seguro. “Organizar o tempo é algo que vai da afinidade de cada um. É bom fazer uma leitura dinâmica, mas sempre concentrada nas palavras chaves para identificar as informações relevantes no enunciado para a solução da questão”, diz. O docente leciona na plataforma Desenrolado, produtora de conteúdo digital voltado para educação, e em outros colégios da Cidade, como o Lourenço Filho.

Para Felipe Custódio, professor de Química há 24 anos no ensino médio, não é interessante que os participantes do Enem aumentem o ritmo de estudos às vésperas da prova. “É preciso chegar descansado no domingo e tentar dormir e se alimentar bem. Pode estudar, mas de forma mais tranquila para não aumentar o nível de ansiedade. Isso atrapalha no dia da prova”, indica o professor que atua em colégios como 7 de Setembro e Master.

LEIA TAMBÉM

Confira dicas sobre como controlar a ansiedade na véspera do Enem 2019

Assuntos para revisar 

O POVO apurou com professores quais os assuntos que merecem maior atenção neste período de revisão final. Confira o esquema de estudos sugerido com os assuntos que mais caem nas provas.

 Matemática

Proporcionalidade: além da famosa regra de três, é preciso saber comparar grandezas, entender os conceitos de razão e proporção e perceber se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. Das 45 questões, geralmente 10 abordam o assunto;

Função: saiba como resolver funções de primeiro grau e de segundo grau, principalmente;

Cálculo de área e de volume: a prova do ano passado não incluiu questões deste tópico. No entanto, o tema é recorrente nos anos anteriores e é aposta para a prova em 2019;

Estatística: esteja atento aos conceitos de média, mediana e moda;

Progressão aritmética e problemas que envolvem sistemas.

Dicas específicas para Matemática:

Atenção para as questões que não precisam de cálculo e dependem apenas de raciocínio lógico;

Revise as provas anteriores. É importante perceber os padrões de conteúdo na prova de Matemática e exercitá-los;

Observe as questões que têm figuras, desenhos e/ou gráficos. Dificilmente elas exigem uma análise complexa;

Veja as questões que têm enunciados extensos. Essas podem assustar pelo tamanho, mas quando o texto é grande, a solução tende a ser curta. É um padrão que tem sido observado nos últimos anos.

Ciências da Natureza

Os assuntos que mais caem na prova de Física, em ordem crescente, são:

1. Energia e Potência

2. Física do calor

3. Circuitos elétricos

4. Ondulatória

5. Cinemática

Biologia

Ecologia (sustentabilidade e poluição)

Fisiologia Humana

Citologia

Teorias da Origem da Vida

Biotecnologia

Bioquímica

Botânica (hormônios vegetais e evolução do Reino Plantae);

Zoologia: geralmente está associada com Fisiologia Humana, com questões envolvendo doenças parasitárias, por exemplo).

Química 

Cálculos Estequiométricos

Química Ambiental

Eletroquímica

Reações Orgânicas

Funções Inorgânicas

Dicas específicas para Ciências da Natureza:

Em Química, comece pelas questões teóricas, que não envolvem cálculos;

Fique atento a expressões ou termos definitivos ou duvidosos como "não", "talvez", “completamente” ou “sempre”. Quando o item indica certeza, costuma estar errado.

Refaça as questões de anos anteriores como forma de exercício

Um dia antes

Reserve o dia anterior à prova para o descanso e para aplicar seu tempo em atividades que levem ao relaxamento. 

Alimentação

Cardápio ideal para o dia anterior

CAFÉ DA MANHÃ: o ideal é que seja simples, mas rico em vitaminas, com pão integral, queijo branco e suco.

LANCHE: antes do almoço, prefira uma fruta, como maçã e pera, ricas em fibras e que auxiliam na digestão; ou banana e melão, que são ricas em potássio.  Elas são indicadas para quem sofre de pressão alta, enquanto as frutas cítricas, como laranja e limão, são ideais para os candidatos que possuem pressão baixa.

ALMOÇO: deve ser leve e preferencialmente com quantidades equilibradas de carboidrato. Arroz, peixe ou frango grelhados junto à salada de folhas é a melhor opção. Os candidatos mais ansiosos, que não conseguirem almoçar, podem optar por um sanduíche com pão integral, frango e verduras ,como alface e tomates.

Ansiedade

Os especialistas ouvidos pelo O POVO sugerem que, na véspera da prova, os candidatos redirecionem a atenção a outras atividades ligadas ao descanso e ao prazer na companhia da família e de amigos. Confira abaixo as orientações:

– É importante dormir cedo no dia anterior à prova e acordar também cedo no domingo do Enem para se programar com tranquilidade e não perder os horários, prevenindo estresse desnecessário;

– Evite se sobrecarregar com mais conteúdo em revisões de última hora;

– Saia com amigos ou família e procure focar em atividades que lhe façam bem, como assistir a um filme ou ouvir músicas;

– Tenha alguém de confiança para falar sobre como se sente. Desabafar sobre os sentimentos ajuda a ressignificá-los e a organizar melhor os pensamentos.

Saiba mais

O que pode e o que não pode

No primeiro dia de Enem 2019, 376 participantes foram eliminados por descumprimento às regras do edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação das provas. O órgão listou mais de 30 itens que podem levar à desclassificação dos candidatos. As medidas procuram garantir mais segurança ao exame. A novidade deste ano é a possibilidade de eliminação no caso da emissão de som de qualquer aparelho eletrônico, mesmo dentro do saco lacrado.

O edital do Enem 2018 já dava margem para desclassificação nessa situação ao dizer que, antes de ingressar na sala de provas, o candidato precisava desligar qualquer equipamento eletrônico. Porém, no edital deste ano, uma cláusula adicionada leva à eliminação do candidato diante da emissão de som desses aparelhos.

SERVIÇO:

Confira o cronograma de revisão de véspera da plataforma ProEnem. Todas as atividades serão transmitidas pelo YouTube.

Aulões de Véspera

Quando: 9 de novembro. São 10 horas de aulas ao vivo, transmitidas pelo Youtube com a equipe de especialistas do ProEnem, a partir das 9 horas.

A programação inclui revisão, dicas e tira dúvidas com a equipe de professores. Além de momentos de descontração, com a presença do comediante Jefferson Schroeder.

Mais informações sobre os eventos em: https://www.proenem.com.br/reta-final/