Projeto disponibiliza veículo com banheiros na região do desabamento do Edifício Andréa

O projeto disponibiliza uma van com banheiros para facilitar o trabalho contínuo de bombeiros e voluntários

16:10 | Out. 18, 2019

Projeto atende moradores de rua na Praça do Ferreira, neste ano. (foto: Reprodução)

O Projeto Banho Digno está no local do desabamento do Edifício André disponibilizando carro equipado com banheiros e materiais de higiene para dar apoio para familiares e voluntários que continuam no local da tragédia. O carro está disponível entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Joaquim Nabuco desde terça-feira, 15, e ficará até o fim dos trabalhos de retirada de entulhos.

“O projeto é voltado para moradores de rua, mas nessa ocasião viemos dar apoio tanto para os familiares das vítimas como para os voluntários, pois sabemos que o trabalho de retirada de entulho e muito cansativo", explica Milton Mendes, 33, voluntário do projeto. Ele também convida as pessoas a doarem materiais como sabonetes, shampoos e materiais de banho no local.

Sobre o projeto

Mílton Mendes é motorista idealizador do projeto e explica que a ação surgiu a partir de outro outro projeto chamado Mission Sertão, que leva água, cestas básicas, roupas e fazem ações sociais em cidades do sertão. Esse projeto existe há 12 anos.

"Em 2017, quando voltávamos de uma das viagens que fizemos, passamos pela Beira Mar e vimos uma família de moradores de rua. Compramos alimentos para as pessoas e enquanto gravamos um vídeo, uma pessoa nos questionou sobre a possibilidade de proporcionar também um banho para os moradores de rua, e fiquei pensando sobre a ideia.”

Ele conta que enquanto estudava a possibilidade, resolveu pedir doações para o projeto, até que conseguiu uma van e fez modificações para ter banheiros, berçários, equipamentos para colocar fraldas, toalhas, sabonetes. Então, surgiu o nome do projeto, Banho Digno, com o objetivo de levar dignidade aos moradores de rua.

Mílton afirma que o projeto já conseguiu ajudar mais de 5 mil pessoas. O projeto atua em Fortaleza, principalmente nas praças. Eles estarão até o fim das buscas no local do desabamento.