Resíduos de óleo são retirados de praias em ação emergencial

Cerca de 500 litros do material encontrado foram retirados, além de quatro toneladas de outros resíduos que poluíam a orla

14:00 | Out. 08, 2019

Resíduos de óleo foram encontrados em sete praias do Ceará (foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) / Divulgação)

Uma ação emergencial para a retirada de resíduos de óleos em praias da Capital começou a ser realizada na última quarta-feira, 2. Técnicos das Secretarias Municipais de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) foram mobilizados e já conseguiram remover da orla cerca de 500 litros do material, além de quatro toneladas de outros resíduos.

A atividade promovida pela Prefeitura espera devolver uma orla própria para o banho bem como evitar mais transtornos ao meio ambiente. Além disso, um trabalho de limpeza é realizado por uma equipe de 25 homens que percorrem as praias do Futuro, Caça e Pesca, Titanzinho, Cofeco e Sabiaguaba.

O trabalho é acompanhado por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/CE), e conta com o apoio de equipamentos da Petrobrás.

A secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, explica que a prefeitura está se dedicando para limpar toda a orla e melhorar as condições de balneabilidade para os fortalezenses e turistas. “O trabalho conjunto de limpeza evita maiores danos ambientais, tanto para os recursos hídricos como para a fauna marinha”, conta.

Além das praias em Fortaleza, o Ibama também identificou que as manchas de óleo atingiram 132 praias em estados da Região Nordeste.

Leia mais >

 

Toda orla da Praia do Futuro está imprópria para banho

Mapas indicam quais praias no Ceará e em Fortaleza estão próprias para banho