Primeiro carro de aplicativo é apreendido após período de regularização

Proprietário teve até 30 de junho para regularizar, mas não o fez. Apesar disso, responsável ainda pode solicitar vistoria junto nos postos de atendimento da Etufor

13:05 | Jul. 03, 2019

Os carros com final de placa 1 deverão se regularizar em julho (foto: Fabio Lima/O POVO)

Um veículo foi aprendido por estar fora dos padrões exigidos para circular em Fortaleza a serviço das empresas de transporte por aplicativo. O caso ocorreu às 15 horas dessa terça-feira, 2, dois dias após o fim do período para regulação de automóveis com numeração final da placa Zero. Agentes da blitz volante da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizaram a apreensão no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital cearense.

O condutor levava passageiros e foi multado em R$1.500,00. A penalidade financeira pode dobrar, caso o homem esteja em situação irregular numa nova fiscalização. Para evitar, o motorista  deve agendar e comparecer à Etufor para ter o veículo vistoriado. Assim devem proceder todos aqueles proprietários de carro com placa com final zero, que ainda estão sem o aval necessário. O prazo terminou em 30 de junho. Durante o mês passado, 1.199 vistorias foram agendadas pelo órgão municipal.

Os atrasados, porém, terão limitações de dias e horários previstos pelo órgão gestor. Os motoristas devem dirigir-se a um dos postos de atendimento da Etufor (ver abaixo) munidos de CNH e documentação do veículo e, em seguida, emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor de R$ 101,78. Nove Plataformas Digitais de Transporte atuam em Fortaleza, como Uber, 99 Pop, Cabify, Uni4, Servos, Moobi, Urban, TáxiTuber, Canário Brasil, Bella Driver.

Fiscalização

Diariamente, blitze volantes ocorrem durante as 24 horas, conforme a Etufor. "São abordados todos os veículos e modais de transporte que estejam irregulares. Os veículos de final de placa zero que não fizeram os agendamentos e vistorias estão passíveis de apreensão", destaca o órgão. As paradas ocorrem sem horário específicos em todas as regiões de Fortaleza.

Final '1'

Nessa segunda-feira, 1°, a Etufor iniciou a vistoria de veículos com final da placa 1. O procedimento é o mesmo realizado no último mês. A expectativa é analisar 50 mil transportes à serviço de aplicativos das empresas digitais atuantes na Capital. A validade da vistoria é anual. Placas com final 2 e 3 serão regularizados em agosto. 4 e 5, em setembro. 6 e 7, em outubro. 8 e 9, em novembro.

Locais de agendamento de vistoria:

• Sede da Etufor: Av. dos Expedicionários, nº 5677 – Vila União (segunda a sexta, das 8h às 16h30min)

• Central de Atendimento da Etufor no Shopping Riomar Kennedy: Av Sargento Hermínio Sampaio, nº 3100 - Piso L2 - Presidente Kennedy (segunda a sexta, das 8h às 17h)

• Central de Atendimento da Etufor no Shopping Aldeota: Av Dom Luís , nº 500 - Aldeota - Piso L0 (segunda a sexta, das 8h às 17h)

• Central de Serviços da Etufor no Vapt Vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Messejana (segunda a sexta, das 8h às 16h30)

• Central de Serviços da Etufor no Vapt Vupt Antônio Bezerra: Rua Demetrio Menezes, 3750 - Antônio Bezerra (segunda a sexta, das 8h às 16h30min)