PUBLICIDADE
Notícias

Secult divulga relação de novos mestres da cultura do Ceará

Ao todo, nove novos mestres da cultura e dois novos grupos foram reconhecidos pelo Governo do Estado e receberão auxílio financeiro

10:19 | 07/10/2015
NULL
NULL

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou a relação dos novos mestres da cultura popular tradicional, selecionados através do Edital Tesouros Vivos 2014/2015. Os selecionados serão reconhecidos pelo Governo do Estado como difusores do patrimônio imaterial, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e fazeres às novas gerações.

Ao todo, nove mestres da cultura e dois novos grupos foram selecionados, dentre os 91 inscritos no edital. A Coordenadora de Patrimônio da Secult, Carol Ruoso, destacou as novidades que os novos selecionados trazem. “O processo é muito discutido e, neste edital, trouxe algumas novidades, como a presença de um representante das tradições juninas entre os contemplados”, disse.

Os “Tesouros Vivos da Cultura” são compostos por pessoas ou grupos que, reconhecidamente, conhecem sobre uma determinada tradição popular do Ceará. Depois de identificados e aprovados em processo seletivo, eles o título e um auxílio financeiro vitalício, no valor de um salário mínimo.

Os novos "Tesouros Vivos" foram selecionados através de uma comissão composta pelo historiador e professor da UFC Antonio Gilberto Ramos Nogueira, pela historiadora e servidora do Iphan Ítala Byanca Morais da Silva, o historiador, pesquisador e professor da Unifor José Clerton de Oliveira Martins, a pesquisadora, brincante e professora do IFCE Maria de Lourdes Macena de Souza e pelo pesquisador, escritor, teatrólogo e compositor Raimundo Oswald Cavalcante Barroso. A coordenadora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, historiadora Carolina Ruoso, secretariou os trabalhos da comissão.

Confira abaixo quem são os novos "Tesouros Vivos" do Ceará:

Mestres:
- Pedro Coelho da Silva. Vaqueiro aboiador. Acopiara.
- Francisco Dias de Oliveira (Mestre Françuli). Artesanato em flandes. Potengi.
- Maria de Lourdes da Conceição Alves (Cacique Pequena). Cultura Indígena. Aquiraz.
- José Pinheiro de Morais. Penitente. Assaré.
- Maria Deusa e Silva Almeida. Lapinha. Assaré.
- Maria José Costa Carvalho (Mazé Costa). Tradições Juninas/festejo do ciclo junino. Caucaia.
- Maria Quirino da Silva (Dona Tarina). Cerâmica. Cascavel.
- Geraldo Ramos Freire. Artesão de relojoaria de torre, coluna e sinos e Igreja. Juazeiro do Norte.
- Francisco Felipe Marques. Reisado. Juazeiro do Norte.

Grupos:
- Grupo de Caretas Reisado Boi Coração. Reisado. Quixadá.
- Penitentes do Genezaré. Penitência. Assaré.

 

Redação O POVO Online

TAGS