PUBLICIDADE
Notícias

Saiba quem são os novos mestres representantes da cultura tradicional cearense

Os "Tesouros Vivos da Cultura" são pessoas grupos e comunidades reconhecidamente detentoras de conhecimentos da tradição popular do Estado; ao todo, foram 11 selecionados, de 91 inscritos

19:39 | 06/10/2015
NULL
NULL

A lista de nomes dos novos mestres da cultura popular tradicional foi divulgada nesta terça-feira, 6, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). As personalidades foram selecionadas através do Edital Tesouros Vivos e passarão a contar com reconhecimento oficial do governo no incentivo à políticas públicas de preservação e difusão do patrimônio imaterial do Estado.

De acordo com a Secult, foram 91 inscritos e 11 selecionados, sendo nove novos mestres e dois novos grupos. A secretaria informa que a diversidade dos candidatos escolhidos foi levada em conta, “tanto de regiões do Ceará representadas, quanto de habilidades, de saberes e fazeres dos mestres”, ressaltou a coordenadora de Patrimônio da Secult, Carol Ruoso.

Para a escolha dos representantes, a Comissão Especial de Seleção do Edital Tesouros Vivos foi composta pelo historiador e professor da UFC, Antônio Gilberto Ramos Nogueira, pela historiadora e servidora do Iphan Ítala Byanca Morais da Silva, o historiador, pesquisador e professor da Unifor José Clerton de Oliveira Martins, a pesquisadora, brincante e professora do IFCE Maria de Lourdes Macena de Souza e pelo pesquisador, escritor, teatrólogo e compositor Raimundo Oswald Cavalcante Barroso.
Cultura cearense

Os “Tesouros Vivos da Cultura” são pessoas grupos e comunidades reconhecidamente detentoras de conhecimentos da tradição popular do Estado.

O programa foi reconhecido em 2007 pelo Ministério da Cultura, com o prêmio Culturas Populares. Diplomado “Tesouro Vivo”, o mestre ou grupo tem seu nome inscrito no Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular, livro próprio da Secretaria da Cultura, específico, sob a guarda da Coordenação de Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural.

Na primeira semana de dezembro deste ano, ocorrerá o Encontro Mestres do Mundo, no município de Limoeiro do Norte, onde serão discutidas novas formas de contribuição dos representastes no repasse dos saberes e ofícios.

Ainda conforme a Secult, o encontro busca maior qualificação na política de transmissão de conhecimentos.
[FOTO2] Confira lista com nomes dos mestres e grupos selecionados:
Mestres:
- Pedro Coelho da Silva. Vaqueiro aboiador. Acopiara.
- Francisco Dias de Oliveira (Mestre Françuli). Artesanato em flandes. Potengi.
- Maria de Lourdes da Conceição Alves (Cacique Pequena). Cultura Indígena. Aquiraz.
- José Pinheiro de Morais. Penitente. Assaré.
- Maria Deusa e Silva Almeida. Lapinha. Assaré.
- Maria José Costa Carvalho (Mazé Costa). Tradições Juninas/festejo do ciclo junino. Caucaia.
- Maria Quirino da Silva (Dona Tarina). Cerâmica. Cascavel.
- Geraldo Ramos Freire. Artesão de relojoaria de torre, coluna e sinos e Igreja. Juazeiro do Norte.
- Francisco Felipe Marques. Reisado. Juazeiro do Norte.
[FOTO3] Grupos:
- Grupo de Caretas Reisado Boi Coração. Reisado. Quixadá.
- Penitentes do Genezaré. Penitência. Assaré.

Redação O POVO Online, com informações da Secult

TAGS