PUBLICIDADE
Notícias

Operação Sorriso realizará 65 cirurgias gratuitas em pacientes fissurados

A seleção de pacientes acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 8h, no Hospital Infantil Albert Sabin, e as cirurgias serão realizadas de 30 de outubro a 2 de novembro

20:28 | 06/10/2015

Fortaleza recebe a 20ª edição da Operação Sorriso (OS), que realiza cirurgias gratuitas em portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina). A operação acontecerá entre os dias 28 de outubro a 2 de novembro e a previsão da organização é de que sejam feitas cerca de 65 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adolescentes fissurados.

A seleção de pacientes acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 8h, no Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544 - Vila União) e as cirurgias serão realizadas de 30 de outubro a 2 de novembro, na mesma instituição de saúde.
Para participar da seleção não é necessário realizar inscrição prévia, apenas comparecer ao local no dia da triagem, levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita, no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte até o hospital e alimentação sem custo.

A OS acontece desde 1997 em Fortaleza e, de acordo com Luciana Garcia, cooreenadora dos Programas Humanitários da ação, foram feitas mais de 32 mil consultas em pacientes, quase 2 mil pessoas foram operadas e mais de 2 mil procedimentos cirúrgicos foram feitos.

Este ano, cerca de 60 voluntários de diversas regiões do Brasil e de outros países estarão envolvidos no programa. É uma equipe multidisciplinar de oito especialidades da área da saúde - Cirurgia Plástica, Pediatria, Anestesiologia, Enfermagem, Odontologia, Fonoaudiologia, Psicologia e Genética.

Atendimento pós-operatório

Também no dia 28 de outubro, os voluntários da Operação Sorriso realizarão a avaliação pós-operatória dos 84 pacientes que já fizeram a cirurgia para correção da fissura labiopalatal na missão humanitária ocorrida em setembro de 2014.

Sobre a Operação Sorriso

A cada três minutos, nasce uma criança com deformidade facial no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5.800 novos casos endossam as estatísticas. A estimativa é que existam cerca de 300 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o Brasil. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento.

Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso já transformou a vida de mais de 220 mil pessoas ao redor do mundo. Em dezoito anos, já foram realizados mais de 89 mil exames e avaliações especializadas e mais de seis mil procedimentos cirúrgicos gratuitos em treze estados brasileiros. Trata-se de um procedimento relativamente rápido que em casos mais brandos pode durar apenas 45 minutos. Na manhã seguinte, o paciente já está liberado para retornar para casa. Entretanto, é importante o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, o qual a Operação Sorriso disponibiliza gratuitamente durante as missões ou faz o encaminhamento aos serviços especializados nas regiões onde atua.

Para ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade): http://www.operacaosorriso.org.br/participe/financie-sorrisos

Serviço 

Programa humanitário da Operação Sorriso em Fortaleza

Dia de seleção dos pacientes: 28 de outubro, a partir das 18h

Dias das cirurgias: 30 de outubro a 2 de novembro

Onde: Hospital Infantil Albert Sabin — Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União

Outras informações: (85) 3101 4214

Redação O POVO Online 

TAGS