PUBLICIDADE
Notícias

Faixa alerta sobre constantes assaltos no bairro de Fátima

Os moradores da região criticaram a falta de segurança e relataram desde casos de furtos até sequestro no bairro. Estudantes são os principais alvos dos assaltantes

09:10 | 20/10/2015
NULL
NULL
Uma faixa estendida sobre um carro abandonado na rua Cel. Pergentino Ferreira, no bairro de Fátima, alerta em letras garrafais: "Cuidado! Estudantes assaltados diariamente". Os moradores da região criticaram a falta de segurança e relataram desde casos de furtos até sequestro na região. Segundo eles, os assaltos são constantes na via e em suas redondezas, e os principais alvos seriam estudantes.

De acordo com a bancária Lídia Holanda, idealizadora do movimento, a faixa foi colocada na última quinta-feira, 8. Porém, nem mesmo o alerta parece intimidar os criminosos. No dia seguinte, segundo ela, cinco estudantes foram assaltados por dois suspeitos em uma moto, no local. Ela afirma que os assaltos aumentaram nos últimos quatro anos. Segundo os relatos dos moradores, as ruas Monsenhor Otávio e Carolino de Aquino também estão na mesma situação de insegurança.

Cansada da onda de violência, a bancária confeccionou três faixas para chamar a atenção da população. Uma delas está estendida na rua Pergentino Pereira, enquanto as outras duas devem ser exibidas breve em vias do bairro de Fátima com os dizeres: 'Cuidado! Bairro sem policiamento' e 'Cuidado! Assaltos frequentes'.
[FOTO2]
"Os comerciantes do bairro também adoraram a ideia. Os assaltantes são muito audaciosos aqui. A situação agravou nos últimos quatro anos. Está, simplesmente, demais!", contou a bancária, que foi perseguida por dois homens em uma moto há duas semanas, na rua Carolino de Aquino, mas conseguiu fugir entrando em uma farmácia.
[SAIBAMAIS3]
Segundo o porteiro de um condomínio localizado na Pergentino Pereira, Norman Silva, ele costuma flagrar ações criminosas com frequência. O constante movimento de estudantes, de dois colégios na região, atrai os assaltantes.

"Acontece direto! Os 'caras' passam de moto e assaltam os estudantes. Toda semana acontece um ou dois assaltos", afirmou o porteiro. Conforme Norman, o horário mais perigoso é na manhã, quando os alunos estão indo para a aula, e também entre 12h e 14h.

Relatos de vítimas
Um senhor, que não quis se identificar, disse que já teve o carro levado por dois suspeitos, quando estacionava o veículo na rua Pergentino Ferreira, há cerca de dois meses. "Um entrou pelo lado do passageiro e colocou a arma na minha cabeça. O comparsa dele me tirou do carro e saíram com o veículo", relatou ele, que depois conseguiu recuperar o automóvel.

Os funcionários de uma pizzaria localizada na rua Padre Barbosa de Jesus - via continuação da Pergentino Ferreira - contaram que, somente no mês de agosto deste ano, foram registrados quatro assaltos no estabelecimento. "A gente trabalha assustado", disse um deles.

A reportagem também ouviu relatos de sequestro e de saidinhas bancárias no bairro de Fátima. No último dia 2, um homem foi baleado na cabeça em uma 'saidinha bancária', em uma parada de ônibus em frente à Igreja de Fátima. Na ocasião, os bandidos levaram R$ 4 mil da vítima.

Todos os casos relatados ao O POVO Online ocorreram neste ano, segundo moradores, frequentadores e trabalhadores do bairro. O grupo também criticou a falta de policiamento na área.

Maioria dos assaltantes é adolescente, afirma PM
De acordo com o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Francisco Souto, duas viaturas do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), além de motos do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), realizam o patrulhamento no bairro de Fátima. O militar reconheceu a frequência de roubos de celulares na região, principalmente, de estudantes.

O coronel afirma que a maioria dos assaltantes é formada por adolescentes entre 16 e 17 anos. "A gente está fazendo a nossa parte. A questão é esta legislação branda. Não adianta, a gente prende hoje e, amanhã, está solto. O que se tem observado é que eles estão voltando a se delinquir com rapidez", disse Souto.

Conforme o comandante do CPC, a "grande maioria" dos suspeitos em assaltos na região vem do bairro São João do Tauape. "São detidos armados, geralmente com faca. Assaltam com moto, geralmente, o adolescente vai na garupa", comentou o militar.
TAGS